Pessoal,
Como visto na aula passada, Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação têm 3 pilares sustentadores: Processos (Negócio), Pessoas e Tecnologia. Com base nisso, relate brevemente algum caso do uso de SI/TI (problemas de implementação de software, travamento de sistemas, falta de capacidade de infra-estrutura de banda de conexão para a internet, falta de treinamento dos usuários, cultura organizacional, trocas de sistemas, sistemas indevidamente utilizados, segurança de TI/SI, não alinhamento da tecnologia com a estratégia organizacional...) em seu cotidiano como fizemos também na última aula, correlacionando com os 3 pilares de SI/TI e ainda falando das implicações do problema ocorrido.
Como visto na aula passada, Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação têm 3 pilares sustentadores: Processos (Negócio), Pessoas e Tecnologia. Com base nisso, relate brevemente algum caso do uso de SI/TI (problemas de implementação de software, travamento de sistemas, falta de capacidade de infra-estrutura de banda de conexão para a internet, falta de treinamento dos usuários, cultura organizacional, trocas de sistemas, sistemas indevidamente utilizados, segurança de TI/SI, não alinhamento da tecnologia com a estratégia organizacional...) em seu cotidiano como fizemos também na última aula, correlacionando com os 3 pilares de SI/TI e ainda falando das implicações do problema ocorrido.
31 comentários:
Recentemente, na empresa onde trabalho, foi realizada uma campanha para substituir a forma de pagamento de nossos clientes de boleto bancário para débito automático. O sistema utilizado para controlar os recebimentos de clientes é o SAP (tecnologia), que por questões de segurança é configurado apenas pelos usuários autorizados da Fábrica. O processo estipulado era o seguinte: O cliente que aceitava o sistema de débito automático assinava um documento padrão que era enviado para a Fábrica para que fosse recadastrada a forma de pagamento do mesmo. Ocorreu que, um de nossos maiores clientes optou por aceitar a proposta e nos enviou a carta, que por sua vez foi remetida à Fábrica. No mês seguinte o cliente ligou bastante descontente dizendo que havia, em seu extrato bancário, quatro programações de débito no valor de sua mensalidade. Ligamos para o responsável (pessoas) que havia realizado o processo e foi constatado que o programa estava configurado para cobrar quatro vezes o valor mensal do mesmo. Foi aberto um chamado ao suporte, e depois de realizados diversos testes no programa para descobrir o que havia provocado o problema foi constatado erro humano. Um dos campos onde deveria conter o nº 1 (nº de parcelas a cobrar no mês vigente) havia sido modificado para o nº 4 e pelo histórico pôde ser identificado o autor “da façanha” que irá receber treinamento.
Um erro banal como este poderia ter ocasionado a perda de um importante cliente da empresa. Tenho certeza de isto foi provocado não apenas pela falta de atenção “do vivente”, mas principalmente pela carência de treinamento que existe na política da empresa.
Catilene
Vivenciei um problema no sistema de processo eletrônico da justiça federal, onde faço estágio. O processo é todo informatizado,tudo via internet,inclusive os documentos são scaneados. Em uma oportunidade não foi possível vizualizar uma intimação que havia saído para que me manifestasse no processo, no entanto o prazo havia sido aberto. Dessa forma, foi necessário peticionar para que a intimação fosse realizada novamente e aberto novo prazo processual.
Portanto, houve uma falha no sistema, o documento estava protocolado mas não tinha como abri-lo.
No mais, considero o E-proc muito eficiente.
Um abraço!
Priscilla Soares
Bom, quase que diariamente o sistema WEB SIE, da empresa onde trabalho cai, ou seja, os responsáveis pela manutenção do software em Porto Alegre, sempre estão nelhorando para o sistema ser mais eficiente (tendo assim que ficar fora o sistema por alguns instantes),com isso, causando transtornos, como por exemplo, impossibilidade de realizar contratos. Mesmo assim, o WEB SIE, é uma ferramenta importantíssima para o bom andamento dos negócios para a empresa.
Um abraço a todos!
Tati
O problema o qual vivenciei foi ocorrido com um simples software de cadastro de clientes. Bom, o que acontecia era o seguinte, tentavamos pesquisar (antes de cadastrar) através da primeira letra do nome dos clientes e assim apareciam todos com a tal letra, só que entre os funcionários havia um que as vezes, quando ia cadastrar inseria um "espaço" antes do nome, assim não localizamos o tal cliente e daí com isso tinhamos vários clientes duplicados no sistema. Faltou um simples treinamentinho né!
Abraço!
Kalu Schwaab
Neste ultimo domingo o estabelecimento onde trabalho abriu, porem durante o dia notamos que o estoque nao estava sendo atualizado na hora da saida da nota, apos pesquisarmos descobrimos que o sistema nao era programado para atualizar nos domingos, e quando o estabelecimento abrisse nessa datas teria que ser dado um comando manual para atualizaçao ,era uma coisa simples porem nos tirou bastante tempo.
Att Ricardo Zart Arend
Bom, o problema que vou relatar diz respeito basicamente à cultura organizacional. Na empresa onde trabalhava existia um sistema onde era possível se fazer a integração de praticamente todas as áreas da empresa, porém apenas uma parte do sistema era utilizado. Então fiquei responsável logo que entrei, de buscar efetivar o uso total do sistema principalmente nas áreas mais carentes, como foi de início no atendimento e abertura das "ordens de serviço". Mesmo com o sistema instalado os funcionários faziam as ordens de serviço manualmente em folhas e iam acumulando aquele monte de folhas, sem saber o que tinha de ser feito antes ou depois e além do mais, tornava um caos a vida da área de estoque. Assim quando começou a transição do "sistema de papel" para enfim o uso do sistema, em grande parte os problemas enfrentandos foram: a cultura dos funcionários já acomodados com o antigo procedimento, contrários a mudança de sua rotina de trabalho, a inexperiência inicial em utilizar o sistema, que aos poucos foi solucionada com treinamento. E além disso, o fato dessa parte do sistema estar algum tempo sem uso teve que ser readaptado. Bascimetne etes foram os maiores problemas, entraves no uso do sistema em questão.
Abraços!
No local em que faço estágio, cada seção possui um código de identificação, e os documentos são tramitados entre os órgãos (internos e externos) através desse código. Além disso, cada documento, possui um núnero, gerado no órgão que o cadastra, o qual funciona como se fosse um RG. Os tramites seguintes são feitos sempres com base nesse identificador. Recentemente ocorreu uma alteração dos códigos de identicação entre os setores, para adaptação a uma nova realidade. O problema que enfrentei, acredito que seja consequência da incompatibilidade entre o antigo e o atual sistema. Certa vez, após a alteração, não foi possível tramitar um documento que havia sido cadastrado na vigência do antigo sistema, então tivemos que cadastrá-lo novamente, ignorando o identificador que ele já possuia.
Um abraço.
Atualmente trabalho em uma escola de inglês. Nela temos um sistema que gerencia tudo que acontece na escola. Desde o cadastro de alunos, criação de turmas, relatórios gerenciais, financeiros, didáticos. O sistema eh mto fácil de ser usado, o problema que nele ocorre eh sempre relativo as parcelas de pagamento das mensalidades dos alunos. Esse sistema tb eh usado em conjunto com o Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil. Pois nele há uma incompatibilidade na leitura dos arquivos gerado pelo nosso sistema e o Gerenciador do BB. Pois as parcelas são geradas no nosso sistema e enviadas para o banco. Depois são baixadas novamente por nós para verificação dos pagamentos. O gerenciador do BB serve para "lermos" os arquivos enviados para o banco.
Também tive a oportunidade de ver o funcionamento do SIM (Sistemas de Informações Municipais criado pela Fatec/UFSM) e do SIE (Sistemas de Informações para o Ensino). Ambos os sistemas tem o mesmo funcionamento, porém um eh para prefeituras e o outro para universidades. Nesses sistemas o grande problema que vi foi em relação ao uso pelas pessoas (funcionários em geral). Apesar do treinamento dado pela Fatec, mtos usuários não se sentiam aptos para usá-lo (sempre com a desculpa de que se nada funciona eh culpa do sistema). Mas mtas vezes esse sistema apresentava problemas devido ser um software que precisa de computadores potentes, e devido aos computadores da universidade e tb da prefeitura não serem mto atualizados(na questão hardware) esse sistema causou mtas dificuldades para os usuários.
Acho que eh isso.
Att. Paulo Miranda.
Faço estágio na receita estadual, onde há um sistema que interliga todas as repartições do estado, sendo esse sistema gerenciado em Porto Alegre. Certo dia houve a troca de um equipapamento em Porto Alegre, causando com isso, uma queda no sistema em todas as repartições do estado, por mais que tenha durado apenas algumas horas, como praticamente todo o trabalho é informatizado, isso causou um transtorno enorme para todos funcionários que não puderam realizar suas tarefas e para os contribuintes que não foram atendidos.
Bem, comigo aconteceram imprevistos um tanto corriqueiros, como ir na biblioteca retirar um livro e o sistema estar fora do ar, ir ao banco e o saque estar desabilitado nos terminais, nada que qualquer um tenha passado.
Por isso vou citar uma circunstância que não foi experiência minha, mas que achei extramamente interessante.
O GTS (Global Trading System), trata-se do sistema de negocição eletrônica da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), e certo dia entrou em pane devido à um problema aconteceu no "no-break" (sistema de estabilização elétrica), o que impediu o acionamento automático dos geradores de energia.
Dessa forma, as operações nos mercados eletrônico foram transferidas para o pregão viva-voz,até o retorno ao GTS.
Mesmo com esse imprevisto, os mercados vieram a fechar em seus horários normais.
Achei interessante, pelo fato de tratar da Bolsa de Valores (uma instituição extremamente forte) o que mostra que problemas no sistema (que no caso foi extramamente simples) pode provocar problemas bem grandes.
Um abração a todos.
Julio Sortica
Na instituição onde busco agregar valor, fizemos a migração para o software livre "Ubuntu". No primeiro momento ocorreu toda aquela resistência dos operadores do sistema, uma vez que suas operações funcionais foram totalmente modificadas. Natural na origem humana, pois mudanças inicialmente sempre abalam o "status quo". Porém, no segundo momento, após treinamento, absorção inicial e percepção positiva sobre o novo sistema implantado, ocorreu grande ganho de eficiência e satisfação no desempenho funcional. Contudo, gerou certa dificuldade de comunicação com determinadas unidades que atrasaram a implantação do sistema, mantendo o sistema antigo em operação ou, deixaram de capacitar seus operadores e difundir em tempo hábil as melhorias do novo sistema.
No INSS utilizamos o Cadastro Nacional de Informações Sociais, que tem as informações sobre vínculos e remunerações. Seguidamente este sistema sai do ar, principalmente pela grande quantidade de acessos sem suporte adequado da rede. Fica praticamente inviável trabalhar, mas se consegue obter diversas informações em outros sistemas. É o que chamamos de tolerância a erros, em que é buscada a melhor solução no menor tempo possível. O que é difícil é convencer os funcionários mais antigos, que não estão habituados a novidades, que eles podem utilizar outros sistemas. Muitas vezes preferem ficar esperando o sistema voltar ao ar. E a fila vai aumentando...
Dia-a-dia eu trabalho com o SIE que é o sistema utilizado pela UFSM, e o SIE está sempre trancando(por haver muitos usuários) o trabalho leva mais tempo para ser concluído, sem falar que as pessoas colocam códigos errados e culpam o sistema por ser lento ou não muito inteligente.Muitos usuários não sabem utilizá-lo corretamente e estão sempre chamando o CPD ou ligando para saber se o problema é no sistema, mas a maioria das vezes são os erros do próprio usuário.
recentemente, na empresa onde trababalhava, vivenciei e ajudei na implantação de um sitema controle de estoque e de todo o func. da empresa, so que estavamos colocando a parte contab. para dentro da empresa e precisavamos importar os dados do sistema atual (SGCL) para o sistema contab.(dominio)como toda a implantação tivemos que fazer varios ajustes para que desse certo.aos poucos tudo foi se acertando, mas ate a presente data sempre temos muitos ajustes principalmente porque em cada filial e uma pessoa diferente que opera, mas isso sempre ira ocorrer porque a cada troca de pessoal temos que ensinar tudo novamente .
Há pouco menos de 1 mês o servidor de e-mail do local onde trabalho foi reconstruído. Estávamos sofrendo sérios problemas com spam e o filtro de controle não era lá essas coisas, gerando muita reclamação por parte dos usuários.
Com o novo sistema a identificação de spam foi melhorada, considerando que a quantidade média de e-mails recebidos chega a 10 mil e cerca de 96% destes eram spam. Entretanto surgiram vários falsos positivos(o sistema dizia que era spam mas na verdade não era) e os usuários caíram em cima novamente. Devido a problemas com spam no passado, muitos usuários redirecionavam seus e-mails para outros e-mails, usando o filtro de spam daquele sistema. Com isso, e-mails legítimos também eram considerados spam por aqueles sistemas. Foi preciso orientar os usuários a informarem como "não spam" e-mails considerados spam pelo nosso sistema, mas para isso eles devem voltar a utilizar o nosso sistema de e-mail, desagradando a muitos.
Hoje está melhor, o sistema está aprendendo com as informações passadas pelos usuários e errando cada dia menos.
Conclusão: Usuários reclamavam do serviço antigo e este foi melhorado, o que gerou reclamações também!! É difícil agradar a todos, mas o que era da nossa competência foi feita.
OLÁ.
NA EMPRESA ONDE TRABALHO, UNIMED SM, RECENTEMENTE FOI TROCADO O SISTEMA TRADICIONAL DE CARTEIRAS DO USUÁRIO PELO CARTÃO MAGNÉTICO COM SENHA. COM ISSO, NÃO SE IMAGINOU QUE ALÉM DO SISTEMA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO TER-SE-IA QUE MUDAR TAMBÉM O SISTEMA GERAL DA EMPRESA, POIS NÃO ERA IMPOSSÍVEL REALIZAR TAREFAS ADMINISTRATIVAS COMO PGTO DE MÉDICOS, CLÍNICAS E OUTROS SERVIÇOS E TAREFAS ESTRATÉGICAS PORQUE A EMPRESA TRABALHA INTERLIGADA DESDE COM HOSPITAIS ATÉ OUTRAS UNIMED'S DO BRASIL. É INTANGIVEL ATÉ IMAGINAR ESSA INETERLIGAÇÃO, POIS ENVOLVE INÚMEROS USUÁRIOS, CONVÊNIOS, ORGÃOS GOVERNAMENTAIS REGULADORES, OUTRAS UNIMED'S, ETC.; ASSIM DESSA FORMA LOGO NO INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DESSE NOVO SISTEMA, A REDE INTERNA NÃO SUPORTAVA A QTDE DE DADOS, FALTAVA INSTRUÇÃO SUFICIENTE A TODOS OS COLABORADORES, OS USUÁRIOS RECLAMAVAM DA FALTA DE COMUNICAÇÃO E DESENCONTRO DE INFORMAÇÕES, JÁ QUE NEM TODOS ESTAVAM TRABALHANDO NO MESMO SISTEMA E ALÉM DISSO A EMPRESA PERDEU NEGÓCIOS NESSES DIAS INICIAIS POR NÃO CONSEGUIR SE COMUNICAR COM AS UNIMED DO BRASIL.
FOI PRATICAMENTE UM PERÍODO DE CAOS, DEVIDO ESSA FALTA DE PLANEJAMENTO SOB PONTO DE VISTA DE UM TODO.
É ISSO. ABRAÇO!
O fato que presenciei foi o erro de registro das entradas de notas, porque o nome do programa é “Frota” e quando ocorria alguma manutenção do programa lançavam a aplicação da nota como manutenção frota, mas na realidade a frota refere-se a frota de veículos e não o sistema. Existe a conta manutenção de sistemas cadastrada no Frota, mas por algum motivo o usuário achava que todas as contas que apareciam a palavra frota era para lançar as manutenções do sistema.
Onde eu trabalho, recentemente, foi melhorado o sistema de consulta e cadastro de cliente, com um número maior de informações a se acrescentar no momento de uma venda.No entanto, como não houve nenhum treinamento aos envolvidos, e apenas a notificação destas alterações, muitas pessoas, inclusive eu, não conseguiam mais cadastrar nenhum cliente durante duas semanas. Houve muitos problemas com clientes ocasionando perdas de négócios, até que conseguimos as informações necessárias do suporte técnico para cadastro de clientes.Ao final, percebemos que é necessário não só a passagem de informação dentro de uma organização, mas também como corretamente utilizá-la.
Recentemente houve uma enxurrada próximo ao prédio onde ficam os computadores/servidores do sistema intranet da organização. Os computadores foram afetados e tiveram que ser desligados por um bom período de tempo, dias. Houve grande prejuízo quanto ao fluxo de informações dentro da organização. Serviços como e-mail, consultas a banco de dados, etc, tiveram de ser parados. Percebesse que o problema durou mais do que deveria, justamente por não haver um plano de contingência para situações como estas e falta de adequação do local aos equipamentos..
Houve, na Instituição em que trabalho, uma mudança do Sistema que utilizávamos para o cadastro, monitoramento e acompanhamento da carteira de clientes.Este foi substituído por outro sistema que nos possibilita acesso via internet, agilizando o atendimento aos clientes quando estamos em trabalho externo. O problema que ocorreu foi que, o sistema antigo não nos permitia fazer backup das informações, por isso, na transição, foram perdidos alguns dados do histórico de alguns clientes. As conseqüências só não foram mais graves pois tínhamos impressos a maioria dos relatórios que faltavam. Com o novo Sistema, fazemos backup diário.
Bom, já que tem que comentar...Vou continuar no meu exemplo de Empresa de transportes de passageiros...com seu sistema PASSAR: no qual são lançados dados das faturas de pagamento de passagens e encomendas das rodoviárias, de vale-transporte, requisições de passagens, entre outros. Utilizando o sistema para digitação de passagens é de responsabilidade do usuário digitar as informações corretas, pois um código de localidade, linha ou espécie de passagem digitados errado incorrerão em relatórios gerenciais e contábeis imprecisos quanto a quantidade de passageiros para determinado local e a linha, bem como resultarão em informações diversas, às das rodoviárias, a serem repassadas ao DAER. Ainda em se falando do Sistema PASSAR, o mesmo está sendo aprimorado para atender as necessidades da empresa, mas muitas vezes na troca de versão ocorrem problemas no sistema, alguns dados ficam perdidos, sem "conexão" com outros dados no sistema, ou ainda uma nova versão acaba buscando registros anteriores e alterando relatórios mensais que não deveriam mais ser mexidos. Estes são problemas resolvíveis com o suporte.
Em um escritório de advocacia que trabalhei havia um sistema interno em que os documentos das pastas de cada estagiário ou advogado eram compartilhados para que se pudesse fazer a consulta de peças anteriormente feitas. Em alguns momentos esse sistema falhava e não se podia fazer essa consulta. Mas no geral, era um sistema muito utilizado pois agilizava o trabalho e permitia a troca de informações e conhecimentos.
O banco de dados financeiros da instituição onde trabalho apresenta alguns problemas quanto a licenças presas no servidor,isso ocorre sempre que um usuário não sai corretamente do aplicativo ou quando por algum motivo a estação cai espontaneamente. Muitas vezes isso causa alguns problemas, pois o número de licenças é limitado e se isso ocorre é necessário reiniciar a base de dados inteira.
Saudações gremistas ao povo
Valeu!
Fabiano
Olá pessoal!
No meu trabalho foi implantado um software de controle de produção e suprimentos, porém o sistema apresenta diversas dificuldades de integração entre todas as partes envolvidads no processo de produção e controle de suprimento. Depois de alguns ajustes no sistema os problemas aos poucos foram sendo corrigidos.
Mas isso mostra a importância de conhecermos detalhadamente todas as etapas dos processos envolvidos e sabermos adequarmos essas etapas no momento da elaboração e implementação de um novo sistema de informação.
Abraços!
Bom vamos lá então...
Nesses dias fui ao supermercado porém não tinha dinheiro em espécie, apenas o cartão de débito. Fiz as compras e na hora de passar o cartão o sistema não estava funcionando. Depois de várias tentativas fracassadas de passar o cartão e uma fila que se formou de algumas pessoas impacientes, eu fui embora sem efetuar o pagamento e sem minhas compras também! Agora procuro levar "dinheiro vivo" para não passar por esse momento desagradável novamente.
Era isso,
Abraço
Olá!! Estava vendo o blog agora...não sei o que houve...mas já tinha feito o meu comentário para este tema.
Enfim, já que não encontrei o comentário que fiz, acredito que esta situação é um bom exemplo de pane no sistema..que possivelmente pode ter sido provocada por mim mesma!!rsrs
Este é um exemplo bem prático, que pode ser causados por todos nós quando queremos acessar um site ou até mesmo no preenchimento errados de cadastros pela internet.
Saudações Tricolores!!!
Em relação a esse tema, tive uma vivência interessante. Quando fui estagiário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, trabalhei no setor de compras no qual o mesmo é gerenciado por um software. Atividades como escolha de um produto e/ou cadastro do mesmo, o controle de estoque, cadastro dos fornecedores, enfim atividades desse gênero são empenhadas online. Mas a questão em Santa Maria é que por motivos de falta de infra-estrutura esse sitema apresentava constantes falhas e também não obtive qualquer treinamento por parte dos servidores, pois, eles também não sabíam lidar.
Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/
Na empresa dos meus pais, percebo que o uso de um programa de sistemas de informação é mal gerenciado. Isso é devido aos 3 pilares de SI. Primeiramente porque a tecnologia do programa não foi bem adaptada aos processos/negócios da empresa. A partir disso, não foi desenvolvida uma cultura de uso do programa por parte dos funcionários, sendo que apenas uma pessoa faz uso do programa efetivamente. Assim, o programa não alcança os objetivos ao qual se propôs no momento de sua instalação na empresa.
Um exemplo é quando ocorre falhas no sistema de crediário de uma loja. No caso, um cliente efetuou compras a prazo e vai pagar em prestações mensais mediante carnê. O cliente pagou todas as parcelas, porém, por um erro do sistema ou do funcionário, constata-se que uma parcela vencida não foi paga. Em regra, a empresa vai enviar uma correspondência de cobrança, mas pode, também por problema no sitema ou do funcionário não enviarem esta carta e o cliente ser cadastrado nos órgãos restritivos de crédito. Imaginem os transtornos que podem ocorrer até ele provar que pagou e ter seu nome retirado do cadastro de inadimplentes.
Postar um comentário