Pessoal,
A tarefa para recuperar o dia de ontem é a que segue abaixo. Reproduzo abaixo o que escreveu Tiago Dória em seu blog. Leiam e tragam contribuições dentro do seguinte questionamento. Onde estarão as maiores inovações e as maiores mudanças na Internet daqui a 5 anos? Qual será o impacto para os negócios? Existe uma mudança no comportamento dos consumidores provocada pela evolução da Internet? Pesquise na internet e fundamente suas idéias...Quero ver coisas bem originais!!!
E viva o Imortal Tricolor!!!
Sem medo de abraçar a web
Primeiro:
AOL, Microsoft, CNET Networks, Comcast, Joost, Bebo, Brightcove, Netvibes, Sling Media, Veoh, Amazon, Apple e Yahoo
Depois:
Automattic, Clearspring, DAVE Networks, Goowy Media, meebo, MeeVee, Musestorm, Ning, RockYou!, Slide, VideoEgg, Voxant e vSocia
Essas são as empresas que a CBS fechou parceria para distribuição de seu conteúdo na web. O sinal é claro. Uma das maiores redes de TV e rádio dos EUA parou de olhar para o próprio umbigo e resolver abraçar de vez a web.
Na semana passada, Quincy Smith [lembre-se desse nome], presidente da CBS Interactive, anunciou que a CBS mudaria sua estratégia de distribuição de conteúdo na web, gerando uma das melhores 'aspas' sobre mídia do ano.
"Não podemos esperar que os consumidores venham a nós, é arrogante que qualquer empresa de mídia pense assim".
Na final da mesma semana em que falou essa frase, a rede de tv lançou o BloggersToolKit [uma seção do site da rede que facilita a distribuição de seu conteúdo em blogs]. E, nesta terça-feira, a notícia de que adquiriu o WallStrip, um dos videocasts mais populares.
WallStrip: sucesso na web e agora na CBS/Foto: mil08
Agora todas essas parcerias. Acredito que depois do USAToday, a CBS é um dos grupos mídia que, até agora neste ano, deu a guinada mais significativa em relação à web.
Chamou a minha atenção nesta lista de parceiros a presença da Automattic, que é desenvolvedora da ferramenta de blogs WordPress [será que algum plugin do WP facilitará a distribuição do conteúdo da CBS? ] , das startups de widgets [MuseStorm, Clearspring e Goowy Media] e de ferramentas de criação online de slides [RockYou! e Slide].
Depois disso, ainda devem aparecer novidades na área de "rssficação" de todo o conteúdo. A "CBS 2.0" quer ir onde os usuários estão - nas redes sociais, blogs e sites de vídeos. Nada mais normal e inteligente.
Leia também:
Elas só olham para o próprio umbigo. Até quando?
Arrogância foi pro saco na CBS?
Bloggers Tool Kit
A tarefa para recuperar o dia de ontem é a que segue abaixo. Reproduzo abaixo o que escreveu Tiago Dória em seu blog. Leiam e tragam contribuições dentro do seguinte questionamento. Onde estarão as maiores inovações e as maiores mudanças na Internet daqui a 5 anos? Qual será o impacto para os negócios? Existe uma mudança no comportamento dos consumidores provocada pela evolução da Internet? Pesquise na internet e fundamente suas idéias...Quero ver coisas bem originais!!!
E viva o Imortal Tricolor!!!
Sem medo de abraçar a web
Primeiro:
AOL, Microsoft, CNET Networks, Comcast, Joost, Bebo, Brightcove, Netvibes, Sling Media, Veoh, Amazon, Apple e Yahoo
Depois:
Automattic, Clearspring, DAVE Networks, Goowy Media, meebo, MeeVee, Musestorm, Ning, RockYou!, Slide, VideoEgg, Voxant e vSocia
Essas são as empresas que a CBS fechou parceria para distribuição de seu conteúdo na web. O sinal é claro. Uma das maiores redes de TV e rádio dos EUA parou de olhar para o próprio umbigo e resolver abraçar de vez a web.
Na semana passada, Quincy Smith [lembre-se desse nome], presidente da CBS Interactive, anunciou que a CBS mudaria sua estratégia de distribuição de conteúdo na web, gerando uma das melhores 'aspas' sobre mídia do ano.
"Não podemos esperar que os consumidores venham a nós, é arrogante que qualquer empresa de mídia pense assim".
Na final da mesma semana em que falou essa frase, a rede de tv lançou o BloggersToolKit [uma seção do site da rede que facilita a distribuição de seu conteúdo em blogs]. E, nesta terça-feira, a notícia de que adquiriu o WallStrip, um dos videocasts mais populares.
WallStrip: sucesso na web e agora na CBS/Foto: mil08
Agora todas essas parcerias. Acredito que depois do USAToday, a CBS é um dos grupos mídia que, até agora neste ano, deu a guinada mais significativa em relação à web.
Chamou a minha atenção nesta lista de parceiros a presença da Automattic, que é desenvolvedora da ferramenta de blogs WordPress [será que algum plugin do WP facilitará a distribuição do conteúdo da CBS? ] , das startups de widgets [MuseStorm, Clearspring e Goowy Media] e de ferramentas de criação online de slides [RockYou! e Slide].
Depois disso, ainda devem aparecer novidades na área de "rssficação" de todo o conteúdo. A "CBS 2.0" quer ir onde os usuários estão - nas redes sociais, blogs e sites de vídeos. Nada mais normal e inteligente.
Leia também:
Elas só olham para o próprio umbigo. Até quando?
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Bloggers Tool Kit
30 comentários:
Acredito que a maior inovação que a internet trará para o consumidor é a possibilidade de interatividade com o conteúdo do programa de tv, e com qualquer produto ou serviço oferecido na WEB.O consumidor poderá dar sua opinião e construir o que ele quer ver, vestir, usar, ouvir,enfim tudo, através desta interatividade.
Isso mudará o mercado consumidor e a mentalidade do consumidor, que hoje apenas copia o que lhe é oferecido, virando um ser consciente e inovador.
As principais inovações que a Internet vai oferecer dizem respeito a utilização cada vez maior da web 2.0, chamada também de internet viva. Este novo modo de fazer internet tem como pilar principal a interatividade total entre o usuário e os portais. O próprio usuário da internet é que acaba fazendo o conteúdo dela. Podemos citar como exemplos atuais sites de fotologs, orkut, chats entre diversos outros. Alexandre Magalhães, em publicação no site wnews.uol.com.br no dia 23/05/07, entitulada de Projetando o Futuro da Internet, ressalta que as crianças e adolescentes fazem praticamente uso somente da web 2.0. Estas crianças que serão os clientes de amanhã. Neste sentido as empresas se obrigam a criar novas formas de relacionamento na internet, mais interativas, pois o público estará acostumado deste jeito. Deve haver a abertura dos sites para participação dos clientes. Eduardo Favaretto, no site www.imasters.com.br, traz publicações a respeito de como as empresas podem interagir de maneira eficiente na web 2.0. Ele cita os blogs corporativos, que gradativamente vão substituir os serviços de atendimento ao cliente convencionais. O custo é muito mais baixo e o consumidor tem papel ativo na comunicação. Também cita as comunidades interativas, em que as empress podem interagir com colaboradores, fornecedores, clientes. Existe também os sites que mesclam diversos conteúdos semelhantes em um único site. Eduardo Favaretto também ressalta a importância dos links patrocinados, que serão a forma mais eficiente de divulgação. Claro que seus resultados tem que ser acompanhados pela empresa, através de controle estatístico e benchmark. Do ponto de vista do consumidor, crescerá a exigência para que as empresas ofereçam serviços cada vez mais interativos, em que o consumidor possa ter voz ativa a respeito de produtos, conteúdos e assistência. As empresas precisam se adaptar o mais rápido possível a esta nova realidade, pois ela não será vantagem competitiva, e sim uma exigência imposta pelo próprio mercado consumidor.
A Internet irá revolucionar a televisão em cinco anos por causa da explosão do conteúdo de vídeo online e da fusão dos computadores com os aparelhos de TV, disse o presidente da Microsoft, Bill Gates.A ascensão da Internet de alta velocidade e a popularidade de sites de vídeo como o YouTube (da Google Inc.) já está causando um declínio mundial no número de horas gasto por jovens em frente à televisão. E nos próximos anos, cada vez mais espectadores vão buscar a flexibilidade do vídeo online e abandonar a televisão convencional, com sua programação fixa e comerciais que interrompem os programas. A TV está se adaptando para transmissão pela Internet - e algumas grandes companhias de telefone estão criando a infra-estrutura para tanto, um exemplo é a net tv a cabo que em breve estará lançando o virtual. O co-fundador do YouTube, Chad Hurley, disse que o impacto na publicidade será profundo. O futuro promete mais comerciais direcionados, feitos especialmente para o perfil de cada espectador. Os anunciantes já estão na corrida para adaptar suas estratégias ao poder crescente da Web, e cada vez mais dinheiro da publicidade será transferido da televisão para a Web.
"Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: As que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios" (Bill Gates).
O futuro da internet nos mostra que empresas que apostarem no Comércio Eletrônico terão um enorme e qualificado mercado para conquistar nos próximos anos. a nossa geração é uma geração de transição. Para as novas gerações que estão surgindo em um mundo já conectado, a realização de transações on-line, como divertir-se, comunicar-se,pesquisar,aprender e comprar serão realizadas com a mesma familiaridade com que hoje nós utilizamos o telefone ou ligamos a televisão.
O universo de serviços e atividades disponíveis na web é enorme: e-commerce, e-learning, serviços bancários, grupo de amizades, todos os tipos de informações, negócios, atividades financeiras.
As perspectivas para o comércio eletrônico no futuro são excelentes, o consumidor vêm ganhando confiança nesse tipo de comércio e com isso aumentado suas compras por esse canal de venda.
Vale a pena conferir Epic 2015, que é um filme sobre o que pode acontecer com a Internet que nós conhecemos, produzida pelos especialistas Robin Sloan e Matt Thompson. http://bloguerreiros.blogspot.com/2007/05/o-futuro-da-internet.html
A "IBM five in five" é uma lista de inovações baseada em tendências sociais e de mercado, que possivelmente irão transformar as nossas vidas nos próximos cinco anos. Na pesquisa também são contempladas as tecnologias emergentes dos Laboratórios da IBM que poderiam torná-las possíveis. Nos próximos cinco anos, de acordo com o estudo, as nossas vidas mudarão por meio das seguintes inovações tecnológicas:
Seremos capazes de monitorar a nossa saúde remotamente
Milhões de pessoas com problemas de saúde, como o diabetes, arritmia cardíaca, problemas de circulação etc, serão capazes de monitorar diariamente e automaticamente as suas condições de saúde de forma remota. Médicos, hospitais e clínicas terão uma atitude pró-ativa a todo momento, monitorando remotamente os seus pacientes e permitindo que alguns tratamentos sejam realizados em casa. Com isso, os pacientes terão a possibilidade de acompanhar melhor a sua própria saúde e as clínicas aumentarão a sua capacidade de prestar serviços de prevenção onde o paciente estiver.
Telefones celulares lerão mentes
A tecnologia de "presença" avançada irá conceder aos telefones e PDAs a habilidade de aprender automaticamente sobre o ambiente e preferências de seus usuários ao se deslocarem, seja a trabalho ou em viagens. Essa tecnologia, usada em mensagens instantâneas, já torna possível identificar e localizar um usuário assim que ele se conecta a rede. Em cinco anos, a nova infra-estrutura irá caracterizar fortes capacidades de aprendizagem de máquinas e reconhecimento de padrões. As novas redes permitirão que dispositivos aprendam a antecipar as preferências do usuário e a disponibilizar serviços através de todas as faixas do espectro wireless de 3G e GSM até RFID e Wi-fi.
Novas tecnologias abordarão questões referentes ao Meio ambiente
Governos e empresas buscam cada vez mais formas de trabalhos menos agressivas ao meio ambiente, trabalhando para assegurar a continuidade de recursos, como água, energia e etc. A nanotecnologia, habilidade de manipular átomos e moléculas individuais para formar novas estruturas minúsculas, finalmente teve um grande impacto em micro chips, fazendo com que produtos como PCs, celulares e PDAs fiquem menores, melhores e mais baratos.
Nos próximos anos, a nanotecnologia irá gerar formas totalmente novas de memórias, melhorando os sistemas e permitindo que armazenem uma quantidade muito grande de informação, além de fornecer capacidade de "ligar instantaneamente". Mas o uso da nanotecnologia também irá se expandir para outras aplicações além de eletroeletrônicos. Uma possibilidade interessante é o uso das nano partículas para a filtragem da água. Isso poderia promover a ecologia e a conservação, ajudando a tratar da falta de água potável mundialmente crescente.
Tradução em tempo real
O movimento em direção a globalização nos obriga a retomar aspectos básicos da humanidade, como a diferença de idiomas. As inovações de reconhecimento de voz da IBM permitem monitorar em inglês as transmissões de notícias em Chinês ou Árabe, através da web. Permitem aos viajantes com PDAs traduzirem seus menus de japonês e aos médicos que falam Inglês a comunicar-se com seus pacientes em espanhol. As tecnologias de tradução em tempo real estarão presentes em telefones celulares, carros e etc. Essas tecnologias estarão disponíveis em todos os setores dos negócios e da sociedade, eliminando as barreiras de idioma na economia global e facilitando a interação social.
Internet 3D
Os populares mundos on-line, tais como Second life e World of Warcraft, envolverão a Internet 3D. Nesse mundo on-line, você caminhará por corredores de supermercados, livrarias e lojas de DVDs, onde encontrará especialistas que você raramente encontraria na sua loja. A internet 3D possibilitará novas formas de e-learning, medicina a distância e experiências de consumidores interativas, transformando a forma como interagimos com nossos amigos e família, assim como negócios governamentais e instituições de serviços de saúde.
Título do artigo: IBM revela 5 inovações que poderão mudar nossas vidas nos próximos 5 anos
Autor: Fábio Cavalcante (e-mail) é Consultor, trabalha com soluções web desde 1999, possui 3 formações em Gerência de TI e atua desde a análise ao desenvolvimento de projetos interativos. É atual chefe da Redação iMasters.
Pode ser encontrado em: http://www.imasters.com.br/artigo/5291/tecnologia/ibm_revela_5_inovacoes_que_poderao_mudar_nossas_vidas_nos_proximos_5_anos/
Encontrei um site(www.pontonet.com.br) onde são publicados artigos sobre o mundo digital, o autor e coordenador do site é CARLOS NEPOMUCENO. O cara é o cara, pelo menos eu achei seus artigos muito bons.
"Carlos Nepomuceno é jornalista e coordenador da Pontonet (www.pontonet.com.br) - primeira empresa de consultoria em Internet do país - com mais de 200 projetos realizados na Web, a maioria como desenvolvedor de sites e sistemas.
Escreve há oito anos para jornais impressos e na rede, com artigos sobre o mundo digital, replicados gratuitamente em mais de 70 sites na Internet e assinadas por 10 mil assinantes.
Cursou a graduação na PUC-RJ, o mestrado em Ciência da Informação na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/IBICT/CNPq e fez especialização em Informação no Ciberespaço, na Internet Society, em Honolulu, Havaí.
Hoje, é consultor de tecnologia para o Sebrae, Petrobras e IBAM, com projetos em Implantação de Tecnologia e Comunidades Virtuais. E professor do curso de Inteligência Coletiva do MBA de Gestão de Conhecimento do CRIE/UFRJ/Coppe".
Voltando ao tema proposto,achei dois artigos do Nepomuceno que respondem os questionamentos "O que avião, ventilador e internet têm em comum" disponível em http://www.pontonet.com.br/todosartigos/030407jt.html e "Essa Coca é Fanta!" disponível em http://www.pontonet.com.br/todosartigos/190407jt.html.
Vou colar na íntegra o segundo.
"Essa Coca é Fanta!
19/04/07
Hoje, debaixo do guarda-chuva da Web 2.0 cabe tudo, até elefante de sunga, tomando banho de baldinho.
Vamos, portanto, separar o teclado do mouse.
Primeiro, o que a Web 2.0 traz de verdadeiramente novo e diferente ?
1- A possibilidade de uma comunidade de usuário criar e modificar diretamente o conteúdo dos websites.
O que nos leva à segunda grande mudança:
2- o gestor de conteúdo, informação , ou seja lá o nome que tenha, muda de lugar, de prover conteúdo, passa a gerir comunidades, que tomam o seu antigo posto.
Essa é a grande mudança, o resto é lança-perfume .
As mudanças atendem a um requisito fundamental dos nossos tempos de muita informação e pouca atenção:
• é preciso aumentar a velocidade para a geração de informações em áreas cada vez mais mutantes;
• não existe, no modelo clássico, a possibilidade de uma pessoa, ou uma pequena equipe, conseguir ser rápido, amplo e preciso como milhares o são;
Ou seja, a produção coletiva não vem para criar problemas, mas solucionar os que estão aí sem solução.
Assim, temos agora um novo ambiente comunicacional informacional disponível para resolver diversas questões.
Antes, em função das tecnológias disponíveis, era preciso um carimbador-oficial de cada website: isso entra, aquilo não.
Havia um “porteiro”, pedindo carteirinha de conteúdo na porta, o que tornava o site pesado para algumas demandas.
Agora não.
Nos sites Web 2.0 puros e sem gelo, a grande marca é a demissão do porteiro para ganhar rapidez.
O usuário não precisa mais passar mais pela portaria. Entra pela janela, teto, do chão, etc....
O novo “ex-porteiro” administra a comunidade, ajuda nas regras, nas ferramentas de regulação da massa, incentiva, acompanha alguns conteúdos críticos .
Mas é muito mais um animador comunicacional e informacional, do que um gestor de conteúdo e informação clássico .
( Nós chamamos o novo profissional de gestor de comunidades com o apelido de apicultor de colméias. Ver mais detalhes no nosso livro “Conhecimento em Rede”, da Campus , meu e de Marcos Cavalcanti.)
Um website com comentários, notas, etc... é algo bacana interativo, mas não é Web 2.0. Ou seja, resolve alguns problemas, mas não os que a sociedade impõe cada vez mais: velocidade com qualidade .
Nesses websites 1.0 o porteiro continua lá , com o poder de decidir o que entra e o que não entra. Permite-se comentários, dar notas, mas o filé mignon quem coloca no balcão é ele, o que torna a informação pouco vibrante, estática e, portanto, atualmente, em muitos casos, sem valor .
Ou seja, a Web 2.0 veio para produzir de forma dinâmica um novo processo de gerar informação, que só funciona com comunidade interagindo e criando inteligência coletiva.
Dito isso, vamos ao segundo ponto.
Não existe um tipo só de site colaborativo de massa 2.0. Existem vários modelos, mas com apenas duas vertentes, até agora, claramente identificadas.
Vejamos:
O usuário inclui conteúdo,mas não altera o conteúdo alheio:Comentam, dão nota , etc, mas não alteram o que o outro postou.
(Ex: YouTube, Orkut, Fotolog blogs individuais ).
O usuário inclui conteúdo , e altera o conteúdo alheio: Comentam, dão nota , etc, e podem alterar o que o outro postou.
(Ex:Wikipedia, blogs coletivos ).
Notem que são duas possibilidades que vão se encaixar, conforme cada necessidade. Não é que uma é melhor do que outra, mas atendem a demandas distintas. E para cada uma delas exige-se um tipo de gestão.
Dentro de cada uma existem variantes.
(...)
O grande desafio agora é, diante destes modelos, responder:
• qual é o melhor modelo web 2.0, dentro dos meus objetivos , para que eu possa ganhar agilidade?
• como criar uma gestão nesse modelo para que consiga separar adequadamente o lixo da qualidade ?
• que tipo de profissional preciso ? E com que formação ?
• E quais ferramentas disponho hoje para atingir essas metas ?
(Vou deixar estas questões no ar para responder nos novos artigos.)
Destaquemos, porém, agora, que para administrar projetos da web 1.0, no qual tínhamos o porteiro, já temos todas as ferramentas, livros, profissionais adequados para exercer a função.
O problema ao misturar sites 1.0 com os 2.0 é de que temos a tendência de encaixar as antigas metodologias e profissionais não preparados para administrar um novo modelo , com risco enorme de fracasso.
Assim, se vamos querer ganhar as facilidades e benefícios da nova etapa da rede, é preciso compreender exatamente o que é novo e o que ainda está no modelo anterior, útil ainda para diversos problemas.
É novo tudo que não tem porteiro. Não é novo: os projetos com porteiro .
A partir disso, temos caminhos bem distintos a tomar .
Portanto, se alguém chegar para você para apresentar e pedir a opinião do que você está achando do novo-mega-super-inovador-show-de-bola projeto Web 2.0, sugiro dê uma olhada na entrada da boate do website do cidadão .
Se tiver porteiro carimbando convites, pode dizer sem susto:
Meu irmão, essa Coca é Fanta!"
Outra tendência para a internet é descrita por Jesse Berst,
(Diretor Editorial da
ZDNet AnchorDesk)
"A integração da voz a websites e aplicações Internet dará início a uma nova era em comunicação. A escrita e a imagem eletrônica receberão o reforço do timbre, calor e volume da voz humana, numa forma em que nenhuma mensagem baseada em texto será capaz de capturar. A voz será usada para ditar textos para programas de e-mail, atender aos clientes pela Web, fazer teleconferências, criar e enviar vídeos, fazer reuniões com tradução simultânea, etc. Você falará com os websites (em vez de usar o mouse) e a Web conversará com você! Que tal?"
Fonte: http://blogs.zdnet.com/?tag=hdr
Opa...como já foi dito a Web 2.0 eh uma das grandes inovações e futuro da internet. Fazendo parte dessa inovação, cito uma tecnologia que está mudando o conceito de internet. Li em um blog(www.gmoura.com/blog/2005/10/o-futuro-da-internet-chama-se-ajax.html) que o futuro da internet chama-se AJAX, "é um conjunto de mecanismos baseados em JavaScript e XML, que quando aplicados, permitirão uma navegabilidade de sites mais atrativas e rápidas, possibilitando o acesso e uso de ferramentas e programas que antes só eram viáveis utilizando o desktop, e tendo como base, o seu micro computador". Ele comentou que "a novidade dessa tecnologia permitirá os usuários acessar funções e realizar operações sem que ela seja carregada cada vez que for acionado um recurso. Dessa forma as empresas que precisam de sistemas com grande capacidade de armazenamento, agilidade e números de acesso não precisarão instalar em cada computador esse sistema, bastará acessar a web e carregar o software ou o programa diretamente da internet, sem travas, quedas ou "clicar e esperar"".
Outra inovação em relação ao futuro da internet eh que ela passará de "controlável" para "cooperavél". Isso significa q não somos mais obrigados a aceitar o q estamos lendo..mas sim podermos editar essas informações e escrever o q queremos. Um exemplo de internet colaborável eh a Wikipedia - A Enciclopédia Virtual.
E como estamos falando em futuro da internet vou transcrever uma notícia encontrado em http://exameinformatica.clix.pt/noticias/futurologia/215300.html
"Governo dos EUA prepara reformulação da Net.
A BBN Technologies vai liderar a reformulação da Internet. Depois de ter criado a ARPAnet em 1969, a companhia volta assumir um papel crucial no futuro da Web.
A National Science Foundation, entidade governamental norte-americana, acaba de anunciar que a BBN vai liderar o a instalação de uma rede de testes para a Internet do futuro, cujo projecto é conhecido por Global Environment for Network Innovations (GENI).
A instalação do GENI deverá iniciar-se em 2010 e está orçada em 350 milhões de dólares, noticia a Associated Press. A nova infra-estrutrura será utilizada para testar novos conceitos e arquitecturas da Internet.
A BBN vai supervisionar os trabalhos e os testes levados a cabo nesta nova infra-estrutura.
Com esta decisão, os responsáveis governamentais norte-americanos pretendem fomentar os testes laboratoriais de novos conceitos de Internet, que permitam garantir maior mobilidade e segurança dos utilizadores. De resto, a National Science Foundation tem vindo a financiar várias investigações com vista ao desenvolvimento de novas arquitecturas, através do programa Future Internet Network Design, (FIND). Em 1969, a BBN Technologies entrou para a história das tecnologias aos desenvolver a ARPAnet, o embrião da actual Internet."
A influência da internet em relação ao comportamento dos consumidores será de acordo com certos pontos como (retirado de um blog sobre Marketing - bah esqueci o url):
1)Velocidade: o tempo com o qual o consumidor tem acesso às informações de um produto ou serviço é vital, na Internet isso é percebido diariamente, pois a quantidade de informações também sofre filtros pelos próprios clientes e somente os pontos mais relevantes atraem sua atenção;
2)Comparação: confrontar as informações de diferentes produtos é uma atitude básica dos consumidores hoje, e com a Internet isto fica muito mais fácil, pois todo o tipo de comparação pode ser feita sem muito tempo perdido;
3)Compartilhamento de experiências: os consumidores trocam informações e com isso dão o seu ponto de vista sobre um produto ou serviço, os clientes compram mais por indicação de amigos do que por sua única e exclusiva decisão.
Bom..acho q era isso...
Saudações Tricolores...
"Eles são fortes...nós somos GRÊMIO".
Os colegas já referiram avanços que acontecerão na Internet que são recorrentes ao se navegar em blogs, assim vou postar algumas informações relativas ao assunto:
“Segundo pesquisa do Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas, o volume transacionado do comércio eletrônico no Brasil atingiu 114 bilhões de dólares em 2006. Deste total, 86 bilhões de dólares se referem a transações B2B e 27 bilhões de dólares, a B2C.
A cifra representa um crescimento de 82% em relação ao montante negociado em 2005, de 63 bilhões de dólares. “A previsão para os próximos anos é que o crescimento diminua. No ano passado, o mercado cresceu em 92%”, afirma Alberto Luiz Albertin, professor da FGV responsável pela pesquisa”. (05.06.07)
por Bruno Ferrari
(http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062007/05062007-9.shl)
Quanto ao comportamento do consumidor diante da evolução da Internet, como já foi discutido em aula:
“Um aspecto interessante que deve ser considerado pelos varejistas é que o comércio eletrônico não é uma alternativa excludente em relação à loja física, mas sim um complemento. Dados da pesquisa apontam que cerca de 40% dos compradores on-line visitam as lojas físicas antes de se decidirem pelas compras e, por outro lado, cerca de um terço dos consumidores pesquisa na Internet antes de realizar a compra na loja física. Isso indica que os dois canais são complementares e que o consumidor, cada vez mais, utilizará qualquer um deles, da maneira que lhe for mais conveniente no momento da compra”. (12.02.07)
Por Dailton Felipini
(http://www.e-commerce.org.br/Artigos/Comercio_eletronico_2006.htm)
Diante desses números e constatações para aproveitar essa oportunidade de negócios deve-se oferecer ao cliente uma loja virtual efetivamente segura, criando um ambiente de compras que transmita confiabilidade ao usuário, a partir das seguintes medidas: ser claro e honesto nas afirmações sobre os produtos, ressaltar os cuidados com a segurança da loja, esclarecera as dúvidas dos clientes através de uma página de apoio ao usuário, fornecer garantias, oferecer amostras do produto e apresentar depoimentos de consumidores. (16.04.07)
Por Dailton Felipini
(http://www.e-commerce.org.br/Artigos/lojavirtual_confiança.htm)
E por fim, gostaria de citar uma notícia do site Inovação Tecnológica, que refere que: “Uma equipe de pesquisadores está criando uma plataforma de desenvolvimento que poderá finalmente permitir que pesquisadores e visionários em geral testem suas idéias em um ambiente que praticamente equivale ao ambiente real da Internet.”
É o projeto GENI - "Global Environment for Network Innovations", ou Ambiente Global para Inovações de Rede.
“O programa de gerenciamento do projeto GENI permitirá que os diversos projetos em desenvolvimento sejam rodados em ‘fatias’ desse substrato. Isso significa que os pesquisadores poderão testar conceitos radicalmente novos, sem nenhum compromisso com a atual estrutura da Internet, nem mesmo quanto a protocolos de comunicação. O projeto também permitirá que usuários finais participem nos testes e avaliações dos novos conceitos em ambientes reais de operação”.(29.05.07)
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150070529)
Com a evolução da internet são desencadeados muitos aspectos que beneficiam o bem-estar dos usuários e tornam-se novas fontes de negócios para as empresas que operam os serviços relacionados a internet. As evoluções como internet por acesso através de banda larga e não mais discada, transmissões de programas de televisão, bem como a Copa do Mundo que na era digital promete ser transmitida ao mundo inteiro através de computadores por intermédio da internet.
A evolução da tecnologia trás consigo uma imensa rede de novos avanços tecnológicos, os quais podem ser citados como exemplo a comunicação audiovisual que a conexão com a rede possibilita. Hoje podemos de qualquer computador com acesso à internet acessar vídeos do mundo assim como conversar com pessoas no mundo inteiro. Hoje existem programas nos computadores e consequentemente na internet que substituem a televisão, o rádio e até mesmo o telefone.
A principal fonte de negócios para o futuro será a aquisição de planos de acesso à banda larga, possibilitando assim que a internet se torne cada vez mais o veículo de comunicação mais utilizado e mais comum no mundo inteiro. E como podemos ver, aqui na cidade mesmo desde o surgimento da internet como “necessidade” as casas de “Cyber” e “Lan Houses” tem aumentado de um numero significativo, pois essa ferramenta tem um custo mais baixo e uma qualidade muita boa. Hoje uma chamada internacional pode custar até dez vezes mais que um simples acesso, o qual você está conectado ao mundo inteiro.
É inegável que a internet já revolucionou o mundo dos negócios. Imagino que daqui há 5 anos, absolutamente todo tipo de negócio terá ligação com a rede e o acesso será muito mais difundido, pois atualmente ainda existem pessoas que não o tem. E isto tende a gerar uma mudança no perfil dos consumidores, pois são informações ilimitadas e de todo tipo, o que acirrará ainda mais a concorrência e consequentemente a necessidade de qualidade de serviços/produtos prestados/ofertados.
atc.
Catilene Wegner Flores
Acredito que as maiores informações estarão na área de prestação de serviços em geral, ou seja a popularização de serviços como, mídia ou TV a cabo pela internet, nova plataforma de telefonia baseada na Internet, compras ou negócios pela Internet, leitura de jornais e revistas on-line, serviços bancários em geral, entretenimento para os jovens, etc.
O impacto será significativo, já está sendo na verdade, na postura e estratégias que as organizações terão que tomar para enfrentar e relacionarem-se com esse novo ambiente on-line e bem mais dinâmico e complexo.
As mudanças de comportamento dos consumidores já é notória desde o surgimento da Internet e a tendência, acredito eu, que estas mudanças acentuem-se cada vez mais e surjam novas mudanças comportamentais por parte dos consumidores. Alterando todo o seu cotidiano e ritmo de vida, além da melhoria no nível de vida, devido as maiores possibilidades e facilidades oferecidas pelo ambiente on-line.
ACHO QUE AS MAIORES INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA INTERNET ESTRÁ NA ÁREA DA SAÚDE. NA ÁREA DA SAÚDE DESDE ENTÃO JÁ EXISTEM ESTUDIOSOS E PESQUISADORES ELABORANDO TÉCNICAS E PROGRAMAS DE COMO OS MÉDICOS PODEM REALIZAR CIRURGIAS DE BAIXA E MÉDIA COMPLEXIDADE DE FORMA ON LINE E COM AJUDA DE ROBÔS GUIADOS POR COMANDOS DO MOUSE E DO TECLADO ATRAVÉS DA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS ESPECÍFICOS EM COMPUTADOR. JÁ TEMOS ALGUMAS EXPERIÊNCIAS NESSE RAMO NA CALIFÓRNIA NOS EUA, ONDE VÁRIAS EMPRESAS VENDEM SOFTWARES MÉDICOS PARA HOSPITAIS PARA RELAIZAREM CIRURGIAS DE RETIRADAS DE ÓRGÃOS PARA DOADORES EM PESSOAS JÁ FALECIDAS, EVITANDO O DESLOCAMENTO DE EQUIPE ESPECIALIZADA PARA O LOCAL, O QUE PODE ATRASAR POR EXEMPLO O ENTERRO DA PESSOA E SALVAR MUITAS VIDAS. EM SÍNTESE, ACREDITO QUE O DESENVOLVIMENTO DE ROBÔS E SOFTWARES DARÃO UMA GUINADA NAS INOVÇÕES PELA INTERNET NOS PRÓXIMOS 5 ANOS.
Uma tendência que encontrei foi a da Web Semântica.
Web Semântica: o futuro da web?
Paulo Rodrigo é consultor do MBA-GETI de uma Universidade e é especialista em marketing na internet. Escreve o blog www.webpaulo.com sobre marketing e tecnologia.
Bilhões de páginas
A natureza da Web vem da própria internet. É uma rede descentralizada. Qualquer pessoa pode publicar informação na internet, o que proporcionou o sucesso que ela alcançou. Hoje existem bilhões de páginas diferentes, mas isto tem um preço. Como é possível encontrar nelas as informações que procuramos?
Claro que existem ferramentas como o Google e o Yahoo!, mas elas fazem buscas apenas por palavra-chave e não como uma pergunta como por exemplo: "Quero hotéis no Rio de Janeiro com vista para o mar e com reserva para janeiro". Qual a solução para isto?
A Web Semântica
A Web, por razões óbvias, foi feita para pessoas e não para computadores. Para possibilitar que computadores entendam o "significado" das páginas, Tim Berners-Lee idealizou a Web Semântica. Para quem não sabe, foi Tim Berners-Lee foi quem criou o HTML, o HTTP, a URL e diversos outros recurso da Web.
A Web Semântica é uma extensão da Web atual. A idéia é estruturar as páginas da internet de forma que uma máquina possa extrair significado delas. Com isto a Web poderia ser uma grande base de dados. Segundo Tim Berners-Lee, existem duas tecnologias importantes para o desenvolvimento da Web Semântica: o XML e o RDF - Resource Description Framework.
XML, RDF e Ontologia
O XML é uma linguagem flexível que permite que você crie suas próprias tags e estruturas. Já o RDF expressa o significado. O RDF é composto de triplas compostas por: sujeito, predicado e objeto. Além do RDF e do XML, existe outro componente importante: a ontologia. A ontologia é um documento que define formalmente a relação entre os termos. A ontologia serve para estabelecer um vocabulário comum e compartilhado. Com ele é possível a troca de informações entre os objetos.
Existem outros componentes propostos para que esta Web Semântica se torne real, como Topic Maps, OWL, DAM, OIL, Notation3... No fim do artigo tem alguns links para quem quiser se aprofundar.
Agentes
Se as máquinas forem capazes de entender as páginas, surgirão programas que, conforme as nossas solicitações, poderão marcar consultas em nossos horários disponíveis, encontrar hotéis conforme a nossa preferência, e resolver problemas para nós. Estes programas serão os agentes. Um artigo escrito por Tim Berners-Lee exemplifica muito bem o que este agentes podem fazer. As possibilidades são inúmeras, por isto todo este esforço na criação da Web Semântica.
Olá pessoal!
Na Revista Época da semana passada, foi publicada uma reportagem sobre este tema, algumas tecnologias revolucionárias já foram mencionadas pelos colegas. Segundo a publicação, Cingapura, país de destaque para setor tecnológico, lançou no ano passado o iN2015, Inteligent Nation 2015, a idéia do projeto é que até 2015, mais de 90% dos habitantes tenham velocidade de acesso à internet de 1 gigabit por segundo, através de uma alta infra-estrutura de fibra ótica que chegará às casas, e contribuirá com os serviços de telemedicina, educação à distância, TV digital, entre outros. O governo local pretende exportar tecnologia e soluções baseadas em informação e comunicação.
Para completar, assistam também ao vídeo do youtube, conta sobre a evolução e futuro da internet http://www.youtube.com/watch?v=HPwvGpBw5Gw
Abraço!!!
Opa, sem dúvida uma indústria que deve ser ingerida nos próximos pelo mundo digital é a fonográfica, o aumento exponencial de sites e programas que oferecem dowloands completos das mais recentes músicas e clipes músicais fará com que o cd e até mesmo daqui a pouco tempo o dvd se torne obsoleto.
Mas temos outro exemplo de mudanças e inovações que a Internet propiciará aos usuarios dentre em breve:a educação on-line, treinamento on-line ou e-learning, como queiram.
No Brasil, está cultura está se disseminando aos poucos, mas ém países europeus, por exemplo o e-learning é utilizado desde a infância até os altos executivos.
Segundo, Gregor Rankin da WBT Systems o e-Learning não é só para reduzir custos dos processos de treinamento. Mudar a forma de ensinar e aprender é o desafio do e-Learning, permitindo que o tempo para aprender esteja em equilíbrio com a necessidade de aprender. e-Learning é o treinamento no ponto de necessidade. As grandes corporações com o passar dos anos usarão muito o e-learning visando a facilidade de obter informações e a tecnologia que possibilita um extremo controle das técnicas e métodos utilizados fazendo com que assim a decodificação da mensagem seja feita de maneira mais eficaz.
Logo, o uso do e-learning por mais diversas corporações entre elas as maiores do mundo poderá ser observado nos próximos anos em escala mundial.
Abs.
Fabiano
Ah quem quiser maiores informações do uso do e-learning pode acessar o site:www.elearningbrasil.com.br.
Fabiano
olá pessoal.
Acho que poderemos fazer praticamente tudo pelo computador ou tv interativa. Nossos relacionamentos estarão baseados na internet, nossas compras, transações bancárias, acessos a bibliotecas, conteúdos de todo tipo,( WEB 2.0) ...enfim a comunicação e transmmissão real dos acontecimentos já é uma realidade e só irão evoluir. Me parece que o contato físico entre as pessoas tende a diminuir e o homen viverá mais só. Pode ser viagem da minha parte...Quanto as inovações ..os colegas foram brilhantes nos exemplos. abraço.
Penso que cada vez mais os consumidores farão suas compras pela internet, pois acredito que esta forma de negociação tem muito o que crescer ainda, visto que quando essa geração de crianças e adolescentes dos dias de hoje passarem a auferir renda, utilizarão muito mais este meio do que seus pais. E também porque acredito que as empresas motivarão este tipo de negociação, visto que é muito mais rentável para elas, já que não precisam ter grandes estoques dessa forma.
Agora segue uma notícia sobre algumas mudanças na internet:
Duas novas tecnologias de rede serão capazes de revolucionar a forma como usamos a Internet.
Palavra de David Tennenhouse, diretor de pesquisa da Intel em recente conferência do MIT sobre tecnologias emergentes. Uma delas é a espinha dorsal do projeto PlanetLab, um rede overlay capaz de unitr todos os nós da internet de modo a vê-los como um único e gigantesco computador virtual. Nada mais do que o princípio da computação em GRID. Cada usuário instala um determinado software em seu computador e passa a fazer parte do ambiente virtual. O objetivo imediato é conectar as espinhas dorsais regionais da Internet a aproximadamente mil nós.
O outro projeto é chamado de Mote e é complementar ao PlanetLab. Procura aumentar o poder da Internet de tratar dos dados físicos real-time coletados de sensores wireless conectados a pequenos dispositivos eletrônicos.
Uma das aplicações possíveis a partir das duas tecnologias, segundo Tennenhouse é o fornecimento do sugestões probabilísticas baseadas em informações real-time em um contexto histórico. "Tal sistema forneceria um processo novo para pesquisadores". Uma rede motes piloto já está sendo usada para monitorar a população de patos de Maine's Great Duck Island. Cada nó Mote tem uma CPU, memória de dados e de programa, e um transmissor RF de 5 milímetro-quadrados chamado de chip Spec. A rede usa também um sistema operacional distribuído chamado TinyOS, projetado especificamente para redes wireless de sensores.
www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=46124
Abraço.
Olha, a principal mudança para mim é a questão do virutal substituir o pessoal. Compras começarão a ser feitas virtual, até em supermercados. Isso ira demandar com que as empresas comecem a se preocupar mais com o estoque, e isso gerara novas politicas para estoque e novas redes de distruição (mais rápidas e eficientes), pois o ambiente fisico para vista com o cliente tende a diminuir a necessidade.
Acho que isto responde todas as suas perguntas.
Acredito que as maiores inovações e mudanças na internet estarão baseadas na convergência de tecnologias para facilitar a vida das pessoas.
Como exemplos podemos citar o novo lançamento da Microsoft, o Surface que integra diversas tecnologias que pode ser visto através de seu website: http://www.microsoft.com/surface/
Para ilustrar um pouco mais essa revolução da Internet:
Onde a internet pode chegar? Este incrível vídeo mostra a rápida evolução da internet em nosso cotidiano e nas vossas vidas, não só para profissionais de internet, mas para as pessoas que só navegam. O vídeo mostra tendências em um futuro próximo e o que está acontecendo atualmente. Os gráficos são muito bons.
http://www.youtube.com/watch?v=xj8ZadKgdC0
Em uma breve observação do atual mercado da internet, pode-se prever que a interatividade nos sites, hotsites, softwares, entre outros aumente, ou seja, o cliente procurará mais produtos e serviços que combine mais com o seu estilo de vida e terá essas opções através do processo de interação com o sistema.
Outra questão que achei interessante é em relação a essa matéria:
“Em 1969, Vinton Cerf co-inventou os protocolos de comunicação da Internet. Passados 30 anos, ele tem um plano inusitado: conectar a Terra aos planetas do sistema solar via Internet. Vice-presidente da Worldcomm (a dona da Embratel), Cerf colabora com engenheiros do Laboratório de Jato Propulsão da Nasa, na Califórnia, para garantir que, daqui para a frente, "todas as missões espaciais deixem servidores de Internet em cada lugar que pousem". Isso facilitaria a vida não só dos astronautas de uma missão a Marte (que poderiam comunicar-se com suas famílias) como das gerações futuras que, na opinião de Cerf, habitarão a Lua em 2030. Quando isso acontecer, novos domínios de correio eletrônico surgirão, como .moon, .mars e .earth” (fonte - http://www.terra.com.br/istoe/digital/tendencias.htm).
Já pensou que poderemos ter negócios em outros Planetas, o processo da implementação do sistema de comunicação já iniciou.
acredito que a maior inovação que a internet trara, sera a interfaciamento dos meios de telecomunicações e de utilidades domesticas, dentro dos lares, dos locais de trab. e dos ambientes publicos.
O ambiente virtual é análogo ao real. Assim como no ambiente real as empresas são administradas por CEOs, os sites são administrados por WebMasters. O grande diferencial dessas duas atmosferas é que o Administrador de uma empresa, seja ela uma padaria, ou uma grande corporação, não tem que construir o prédio, a caixa registradora, o mostruário, ou seja, não tem que construir o aparato operacional que ele administrará. Já no ambiente virtual, a quase totalidade dos WebMasters é quem cuida da construção de tudo. O Webmaster é o responsável pela arquitetura, gerenciamento e publicidade do projeto. Então, a grande adversidade para à elaboração de um projeto reside na necessidade do GERENTE ser o "mestre de obras"do seu empreendimento. Esse elemento restringe a questão de criatividade dos sites pois o universo de pessoas que tem potencial para criar alguma coisa realmente inovadora (e essa redundância é necessária porque atualmente o que mais vemos são os criadores de coisas nada inovadoras - os criadores do óbvio) se restringe drásticamente.
A possibilidade de itens inovadores se restringe uma vez que só os progamadores, só as pessoas que têm conhecimento acerca de web programming tem o poder de elaboração de sites. Muitas pessoas que tem um grande potencial criativo deixam de criar sites por esbarrarem nessa barreira.
Porém, o desconhecimento de tais plataformas é muito grande (e talvez essa seja a razão de ser do E-Opportunities). A partir da difusão dessas plataformas, mais pessoas entrariam no ramo de Web Business, para possibilitar mais itens inovadores e de qualidade.
A internet está separando nossa mente de nosso corpo, hoje podemos visitar lugares inexplorados, sentir coisas novas, nos relacionarmos e termos prazeres, podemos viver em um mundo só de ilusões, e é neste mundo psicológico que as empresas devem pensar novas oportunidades de negócios, devem entender melhor as formar de pensar e sentir das pessoas, devem saber que dependendo do produto ou serviço não existem mais barreiras físicas entre as empresas e os consumidores, é apenas uma questão de escolha do que você vai oferecer a eles.
A internet está separando nossa mente de nosso corpo, hoje podemos visitar lugares inexplorados, sentir coisas novas, nos relacionarmos e termos prazeres, podemos viver em um mundo só de ilusões, e é neste mundo psicológico que as empresas devem pensar novas oportunidades de negócios, devem entender melhor as formar de pensar e sentir das pessoas, devem saber que dependendo do produto ou serviço não existem mais barreiras físicas entre as empresas e os consumidores, é apenas uma questão de escolha do que você vai oferecer a eles.
A internet está separando nossa mente de nosso corpo, hoje podemos visitar lugares inexplorados, sentir coisas novas, nos relacionarmos e termos prazeres, podemos viver em um mundo só de ilusões, e é neste mundo psicológico que as empresas devem pensar novas oportunidades de negócios, devem entender melhor as formar de pensar e sentir das pessoas, devem saber que dependendo do produto ou serviço não existem mais barreiras físicas entre as empresas e os consumidores, é apenas uma questão de escolha do que você vai oferecer a eles.
Serão inúmeras as inovações na internet daqui a 5 anos (algumas até imprevisíveis?). Mas acho que as áreas que vão passar por um maior impacto será a das telecomunicações, do comércio eletrônico e da saúde. Os negócios eletrônicos tendem a aumentar em grande velocidade e quantidade, visto que com a globalização houve uma superação da distância entre os países, rompendo fronteiras físicas existentes, aproximando as culturas, e dessa forma, uma ampliação dos mercados. Com a evolução constante da internet, o comportamento da maioria dos consumidores também vai mudar, no sentido de acompanhar as mudanças tecnológicas que irão acontecer. Outra área que também merece destaque é a da educação, que nos últimos anos se expandiu proporcionando cursos a distância, e tende a se aprimorar cada vez mais.
Eu acredito que as maiores inovação serão as tendências que podemos já ver hoje em dia. Serão na parte de compras on line, aparelhos celulares, TV digitais, capacidade de olhar tv pelo computadore e pelo celular onde você paga uma mensalidade ,semelhante a internet, e pode acessar a todos os canais de tv. Sistemas de teleconferências, Sistemas de comunicação web. Para As empresas acredito que será na parte de sistemas de gestão e também no aprimoramento cada vez maior dos canais de relacionamento com o consumidor e também nos meio de fidelização do cliente on line.
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