segunda-feira, 23 de abril de 2007

Bem vindos! Primeira tarefa...

Pessoal,

Sejam todos bem vindos!!! Primeira tarefa...Leiam o texto abaixo e executem a tarefa descrita após o mesmo.

O termo Sistemas de Informação é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações.

As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e incluem-se os softwares e hardwares utilizados utilizados. Em relação a esta última definição, é comum nos meios acadêmicos a utilização do termo Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT - Information and Communication Technologies).

Um Sistema de Informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (processamento de dados gerando informações), qualquer que seja o uso feito dessa informação.

Um sistema de informação possui vários elementos interrelacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.

A partir disso, dê dois exemplos práticos do uso de Sistemas de Informação nas organizações.

36 comentários:

Unknown disse...

Opa, acho que vou ser o primeiro a me arriscar aqui.

Um sistema de Gestão de Estoques, pode ser um sistema de informação, afinal ele controla a entrada de estoque, e a saida, informando (com informações ehhehe) a necessidade de compra e reposição de peças no estoque.

CRM: Controla as informações referentes ao relacionamento com os clientes. Também é uma cultura, mas no caso existe a ferramenta, que geralmente é utilizada para melhorar a comunicação e o gerenciamento de informações referentes a cada cliente.

Acho que é isso, se estiver errado, todo mundo vai ver :P

Abraços,

Tiago Maciel

Unknown disse...

Antes de ler o comentario do Tiago ja tinha criado minha opiniao. E na verdade é bem parecida.
Os exmplos que eu daria seria o crediario de uma loja, que guarda informaçoes de varios clientes, alem de informações sobre os pagamentos, se estao sendo efetuados em dias, entre outras coisas, o que pode ajudar na tomada de decisoes em relacao a fluxo de caixa.

E o outro seria um sistem a de gestao de estoque, o que hoje em dia eh indispensavel a qualquer loja, porque facilita muito o controle de entrada e saida de produtos, podendo fazer varias analises em relação a isso.

Att
Ricardo Zart Arend

Roberson S. Barcelos disse...

Dois exmplos que podem ser lembrado são:

01) Um sistema de controle de ordens de serviços onde a empresa pode ter uma visão ampla dos serviços a serem executados, tomar decisões quanto priorização de um serviço em relação aos demais, etc.

02) Um sistema financeiro integrado onde são lançados as despesas, custos e receitas da empresa. Possibilitando uma visualização da saúde financeira da organização pois com informações provenientes de tal sistemas diversas decisões podem ser tomadas acerca da realização de novos investimentos, corte de custos e/ou despesas, etc.

Acho que é isso ae.
Abraço e Da-lhe COLORADOOO!!!

Unknown disse...

Os exemplos que dou são vivenciados por mim na Caixa Econômica Federal:

Sistema de Acompanhamento dos Programas de Fomento - SIAPF: Controla todas as informações referentes ao andamento de obras municipais, liberação de recursos dos Ministérios Federais,assinaturas de contratos, entres outras funções que contribuem no andamento da gestão pública.

Um outro exemplo utilizado na Instituição é o Coral: Funciona no gerenciamento das informações internas de cada escritório de desenvolvimento urbano, para que todos os funcionários possam ter acesso no andamento dos processos tornando o sistema mais eficiente.

Bom, era isso!!!

Abraço Tricolor!!!

Mariana Ponte

Unknown disse...

Um exemplo seria o sistema de administração de recursos humanos online para recrutamento de funcionários, que pode ser utilizado tanto por empregadores como por candidatos a emprego.

E também, um sistema para comércio eletrônico, que seria responsável pelo processamento dos pedidos, marketing interativo, entre outras operações.

Abraços,

Cristina Crespam

Pri Calvi Soares disse...

Difícil nâo ser repetitiva, os colegas se anteciparam...

Os principais sistemas de informação que eu visualizo são bancos de dados de clientes, forncedores e dos próprios colaboradores da organização.

Sistemas de controle de pedido e de produção.

Não consegui ser inovadora.... hehehe...

Saudações coloradas ao professor pela vitória suada!!

Um abraço.

Priscilla

pmiranda disse...

Bom...creio que esses sejam 2 exemplos de Sistemas de Informação:

1) Sistemas de Informações Gerenciais que tem como objetivo produzir relatórios gerenciais para o planejamento e controle(p.ex: relatório de custos totais da folha de pagamento).

2) Uma prefeitura que possui um Sistema de Informações Municipais o qual integra todos os setores da mesma(Recursos Humanos, Contabilidade, Finanças, Tributos, Orçamentário, etc.). Havendo nesse sistema um banco de dados com os cadastros de todos os contribuintes do município (população) bem como os cadastros dos funcionários públicos.

Até a próxima aula...

Saudações Tricolores...

Paulo.

Jones Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jones Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jones Henrique disse...

De Jones H. thomé.
Bom vou tentar citar dois exemplos ou ferramnetas de aplicação de Tecnologias de Informação utilizadas pelas empresas atualmente.

Vou citar o uma aplicação de tecnolgia de fluxo de Informação utilizada pela DELL COMPUTERS que achei muito interessante, quando eu li um livro de Thomas L. Friedmann chamado O MUNDO É PLANO, não me lembro exatamente o nome do Software utilizado pela empresa.
O funcionamento era o seguinte: quando um cliente realiza um pedido de compra de um computador, automaticamente todos os fornecedores da DELL sabem da venda e de quais componentes devem produzir, já que a DELL trabalha no sistema Just-in-time, então é muito importante essa ligação direta da DELL com seu fornecedores para agilizar todo o processo de montagem do computador e entregá-lo num prazo curtíssinmo.

Outra ferramenta de Gestão da Informação muito utlizada pelas empresas é o software ERP (Enterprise Resource Planing)ou Planejamento Integrado de Recursos. É basicamente uma ferramenta de interligação e centralização de todas as informações produzidas pela empresa nas suas diversas áreas (RH, MKT, Produção e Operações, Vendas, etc.) gerando diversos relatórios para serem usados nas tomadas de decisões, na elaboração do planejamento estratégico geral e de cada área da empresa.

Abraços,

Unknown disse...

Oi, pessoal

Lembrei-me de um exemplo citado em aula, de que o pequeno comerciante ao registrar em seu caderninho informações sobre seus clientes, ainda que de forma bastante primária estaria fazendo uso de um sistema de informação. E por que nâo ? hehehehehehe

Na área da saúde, um sistema de informação, implantado em um hospital, permite registrar dados dos doentes tais como data de internação, melhora dos pacientes. Também controla-se a gestão do estoque de medicamentos etc.

Abraços


.

cle disse...

Sistema gerenciador de cadastros - avisa quando o cadastro está incompleto, desatualizado, quando o cliente passa a receber de outra fonte pagadora (ex: BB), sem análise ou com inconsistências. Sistema de controle de vencimentos – nos mantêm informados quanto ao vencimento das obrigações dos clientes. Ex: seguros, títulos de capitalização.
Sistema de gerenciamento de processos judiciais – gerencia e notifica quando há intimações, audiências e outros andamentos judiciais.

Abraços
E um ótimo feriado (para quem tiver) hihihihii

Unknown disse...

*Casa Rural- site de compras para agricultores

O portal ajuda a classe rural gaúcha a reduzir custos na compra de insumos e matérias-primas. Uma agência especializada no desenvolvimento e implantação de projetos de internet corporativa, criou um software para a Casa Rural – Centro do Agronegócio (Farsul), possuindo mais de 35 mil agricultores cadastrados. A finalidade é ajudar a classe rural gaúcha a negociar preços melhores na compra de insumos, matérias-primas e serviços.
Os contatos são feitos diretamente com os fornecedores, de forma on-line, sem a figura do intermediário. Outra vantagem para o agricultor é, futuramente, poder oferecer seus produtos utilizando a internet.
A cotação dos preços acaba servindo também como referencial para o mercado.
Utilizando o ambiente web, ele vai direto à fonte que são as indústrias. Ele pode escolher melhor e comprar melhor.
Ele acessa o portal, entra com uma senha e clica no item que deseja e faz o pedido. Pode ser individualmente ou reunido em um pool de produtores da região ou do local onde mora. A cobrança pode ser diretamente contra o produtor ou via Cartão do Produtor Rural (crédito pré-aprovado).
-Achei interessante este exemplo onde podemos ver que a partir de um cadastro de empresas que disponibilizam seus produtos para venda, poderão através de seus clientes buscar novas oportunidades de compra de insumos e matéria prima.
*Ainda podemos lembrar de um outro exemplo, que seria a biblioteca virtual que depende das diversas tecnologias de informação.


Abraço
Neriane

Unknown disse...

Vou dar um exemplo do INSS, onde trabalho. Temos um sistema chamado Cadastro Nacional de Informações Sociais, que tem todas as informações dos trabalhadores regularizados no país, seja de carteira assinada, empresários ou autônomos. Você consegue saber onde qualquer pessoa trabalha, qual o valor da remuneração, entre outras informações.
Outro exemplo é de uma empresa de cartão de crédito, que possui um cadastro valioso de histórico de compras e perfil de clientes, que pode ser muito útil por ocasião de convênios com outras empresas. Este cadastro pode ser utilizado por empresas conveniadas para oferecer o produto certo na hora adequada. Valeu!

Felipe Luis Dillmann

Unknown disse...

Quem acaba deixando para a última hora acaba penando para inovar, é o meu caso, mas aí vai:

1) HELP - Trata-se um banco de dados clínico que já está em operação há vários anos nos Estados Unidos. Quando o médico solicita ao computador para recuperar o prontuário eletrônico de um paciente, o sistema efetua automaticamente uma série de tarefas, podendo inclusive imprimir lembretes para o médico (como por exemplo o momento mais apropriado de pedir uma mamografia anual para uma determinada paciente), auxiliar no diagnóstico (ex: os sintomas e sinais são indicativos de tuberculose pulmonar, com uma probabilidade de 87 %) ou recomendar uma conduta (ex: o melhor antibiótico para tratar essa bacteremia são a penicilina G potássica intravenosa). Comprovadamente, este sistema já economizou milhões de dólares em custos de medicamentos, ao mesmo tempo diminuindo a mortalidade e a duração da estadia hospitalar, tudo isso apenas ao colocar os computadores à disposição dos médicos e melhorar o acesso à informação. Os médicos gostam do sistema, porque ele dá uma maior segurança no diagnóstico e na conduta, e os torna mais eficientes e atentos aos problemas passados e atuais dos seus pacientes.

2) SICO (Sistema de Informações de Compras e Estoque) - Tal sistema é utilizado emk supermercados visando auxiliar no controle de estoque, nos pedidos dos fornecedores, nos relatórios de saída e nas notas fiscais de entrada favorecendo o departamento de compras na movimentação de produtos e na relação dos que porventura venham a faltar.

Era isso, abraço a todos,

Julio Sortica

RodrigoCosta disse...

1 - Os sistemas de informações podem servir como ferramenta na gestão dos recursos humanos de qualquer organização, e como exemplo podemos citar o SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, este sistema é gerido e mantido pelo governo federal e tem como objetivo controlar as informações cadastrais e processar os pagamentos dos servidores da Administração Pública Federal.

2 - Outra aplicação dos sistemas de informação pode ser verificada nos níveis estratégicos das empresas, existem sistemas de apoio a tomada de decisão que fornecem informações integradas de diversas áreas e setores. Podemos citar o sistema implantado pela UFPA com o intuito de modernizar a gestão, o chamado SIG - Sistema Integrado de Apoio à Tomada de decisões. Este sistema integra , consolida e organiza os dados operacionais e históricos de todos os demais sistemas corporativos da UFPA.

Fabiano disse...

Um exemplo de sistemas de informações pode ser um banco de dados de uma faculdade, por exemplo, onde todas as informações acadêmicas, financeiras e pessoais dos alunos podem ser visualizadas e analisadas a fim de suprirem as necessidades da organização tais como a impressão de históricos, diários de classe, boletos bancários entre outros, e servirem ainda para auxiliar e sustentar a tomada de decisões.
Podemos observar um exemplo de SI também no sistema de gerenciamento da carteira de cobranças de clientes de uma determinada conta em um banco, o qual se apóia nas informações do sistema para a liberação de novos limites de crédito.

Abraços
Fabiano Jesus

Kalú Schwaab disse...

Bom, como vários colegas já citaram, eu também lembrei de um Sistema de Gestão de Estoques, pois este controla a entrada e a saída de produtos, podendo apartir disso extrair relatórios de produtos vendidos, giro de estoque, histórico de compras, etc.
Outro sistema do qual lembrei-me foi o cadastro de clientes, que pode ser do mais simples ao mais complexo, como um Sistema de Crediários, o qual controla a efetivação dos pagamentos realizados pelos clientes, informando a listagem de clientes em débito, saldo em aberto de cada um, etc.

Saudações Gremistas!!!

Kalu Schwaab

tatianeb disse...

Olá!!!

Vários são os exemplos, mas vou citar dois que são muito utilizados no CIEE.
O primeiro é o WEBSIE que é um sistema de informação (software) especifico para armazenamento de dados. O outro é o correio eletrônico, ou seja, e-mail na qual, POA passa a maioria das informações para as Unidades.
Abraços e bom final de semana.
Tati

Gardenia disse...

Os dois exemplos que pensei já foram mencionados pelos colegas, mas vamos lá, vou repetir:

1)Sistema de gestão de estoques, que faz um controle dos produtos que entram e saem de uma empresa;

2)Banco de dados dos clientes, contendo as mais variadas informações, para que seja possível atender da melhor forma possível cada cliente.

Abraços

Gardenia

fontella disse...

Olá povo.
Citaria como exemplo o sistema utilizado pela receita federal em prol de análise por exemplo da declaração anual do IRPF ou IRPJ. Ainda, o banco de dados utilizado por hospitais modernos, onde basta apenas digitar, nome, cpf ou rg do cidadão na secretária do hospital ou em qualquer terminal eletrônico do mesmo e teremos acesso a todo seu histórico clínico.
Alan Soares Fontella

Unknown disse...

Exemplo 1 - Um sistema de informações financeiras, que controla todas as compras/vendas efetuadas, o tipo (à vista ou a prazo), informa sobre contas a pagar e receber, ponto de equilíbrio, etc.

Exemplo 2 - Um sistema de informações que armazena as compras realizadas por clientes individuais, com o propósito de fidelização de clientes, como o programa de milhagens das companhias aéreas e os sites de livrarias que ofertam produtos semelhantes aos já comprados pelo cliente.

Obs.: Atraso devido a problemas de saúde.

Abraço.

Rodrigo Fracari.

Unknown disse...

Ok, então vamos lá:

1º exemplo: Um sistema de controle de materiais com a finalidade de expor, tanto a quem está solicitando quanto a quem irá fornecer: A descrição do material, a quantidade solicitada, os pedidos abertos ao fornecedor, o estoque existente, o estoque de segurança, e finalmente, o efetivamente enviado ao cliente interno. Este sistema de controle interno visa, através do fornecimento de informações a todos os envolvidos no processo, agilizar o envio de materiais, e consequentemente, a geração de resultado.

2º exemplo: Um sistema de informações “orçado x realizado” que demonstre o andamento das despesas administrativas e comerciais da empresa. Através deste controle os gestores têm a informação do que já foi gasto e do recurso de que ainda dispõe em cada conta sem prejudicar o resultado previsto da empresa. Isto será de suma importância na tomada de decisões gerenciais.

Bem, é isto... Vejamos se estou no caminho...

Obs.: Espero que estar perdendo o jogo para fazer a tarefa (rsrsrs) ao menos traga sorte ao timão!

Saudações gremistas!!

Catilene Wegner Flores (Cati)

Bruno Weiblen disse...

Olá Pessoal...estou gostando dos comentários...alguns simples, porém atendendo à solicitação, outros bem interessantes e originais...Parabéns...o objetivo é esse mesmo...

Unknown disse...

Bom, vou dar dois exemplos que eu vivencio na prática:

1°Eu trabalho no comitê de implantação da Unipampa, e todas as compras efetuadas para a nova universidade são feitas através de pregões eletrônicos,após lançar no sistema SIE da UFSM os equipamentos e materiais que necessitam comprar são publicados em editais na rede SERPRO. O site do governo www.comprasnet.gov.br envia para todas as empresa a fim e cadastradas no SICAF uma mensagem para elas participarem nos pregões e concorrerem para fornecer o produto.O bom é que são sempres mais de 20 empresas de todo Brasil disputando e ganha o que der o lance mais baixo e com isso a universidade compra pelo menor preço.

2°Tenho uma parente que possui um site de vendas e ela vende produtos de beleza para todo o Brasil e inclusive exterior pela internet. No site os clientes tem várias opções de pagamento e recebimento do produto. Com o site ela aumentou suas vendas e o cadastro de clientes, além de possuir um controle de estoque, o site é www.suprilojavirtual.com.br
Abraços

RODRIGO - GREMISTA, TCHÊ! disse...

EAE BRUNO BLZA?...
TU QUERES UM EXEMPLO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO, ENTÃO CITAREI O QUE A EMPRESA ONDE TRABALHO(UNIMED SM)UTILIZA: O SISTEMA TISS(TROCA DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE SUPLEMENTAR,REGULAMENTADO POR PORTARIA MINISTERIAL E NORMATIVA DA ANS). ESSE SISTEMA PERMITE UMA TROCA DE DADOS ENTRE TODOS OS PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDICO-HOSPITALARES CREDENCIADOS À UNIMED, EM QUE CADA VEZ QUE UM USUÁRIO DO PLANO DE SAÚDE UTILIZA ALGUM SERVIÇO, COMO HOSPITAL POR EXEMPLO, FICA REGISTRADO NO SISTEMA TODO O SEU HISTÓRICO COMO MEDICAÇÃO, LAUDOS, TEMPO, DESPESAS,ETC. O QUE PERMITE QUE A OPERADORA DO PLANO DE SAÚDE SAIBA O QUE FOI FEITO COM O USUÁRIO E POSSA PAGAR AS DESPESAS COM O MESMO AO HOSPITAL, E TAMBÉM INFORMAR AOS ORGÃOS REGULADORES FEDERAIS(ANS E ANVISA)ESTATÍSTICAS DE DOENÇAS, ÓBITOS, ETC.
AH E DESCULPA PELO ATRASO, CONSIDERA AE. VALEU
FEITO...

RODRIGO - GREMISTA, TCHÊ! disse...

BAH, ESTAVA ESQUECENDO-ME DO OUTRO EXEMPLO QUE É O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DA RECEITA FEDERAL, ONDE É POSSÍVEL VERIFICAR, ATRAVÉS DA INTERNET OU INTRANET LOCAL, DESDE A SITUAÇÃO CADASTRAL DE UMA PESSOA JURÍDICA ATÉ CRUZAR DADOS COM DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA E VERIFICAR A SITUAÇÃO FINANACEIRA DA EMPRESA APRESENTADA EM BALANÇOS E DRE'S. VALEU...

Unknown disse...

Sistema de informação através de banco de dados de clientes: Através de cadastro para alguma promoção (tipo sorteio de algum prêmio) ou mesmo para ter acesso ao cartão da empresa, o cadastro é muito longo com perguntas que chegam a surpreender o cliente que acha que não são pertinentes ao simples cadastro. Na verdade, desse modo, a empresa alcança um diferencial que é um banco de dados completo, para assim poder atender as expectativas de cada cliente.

Sistema de informação para compras: Um controle de entradas e saídas de produtos para assim serem efetuadas transações de modo eficiente para não haver estoques em demasia ou falta de produtos.

GRÊMIO CAMPEÃO GAÚCHO 2007!

Abraço

Guilherme disse...

Bom, vou citar 2 exemplos de sistemas de informação relativamente simples porém não menos importantes.

O primeiro é o sistema que administra os empréstimos dos livros(entre outros ítens) das bibliotecas da UFSM, onde o estudante informa o número da matrícula e em seguida uma senha e o sistema cadastra os dados pertinentes desta operação em um banco de dados. Com isso, ganha-se agilidade e segurança no atendimento, haja visto que a leitura do código de barras é muito mais rápida do que a inserção manual em papel(algumas bibliotecas públicas aindão são assim, acreditem). Digo também que é segura pois é fácil(e mais barato do que tirar xerox do caderno também) fazer um backup da base dados, prevenindo a perda de informação.

Outro sistema de informação interessante é o site que faz o cadastros, atualizações e exibição de currículos na plataforma Lattes. Assim torna-se fácil o preenchimento e atualização de seu currículo e o mesmo pode ser visualizado por milhões de pessoas na Internet.

Rafael disse...

opa!!!

me atrazei um poco...ehehhe e o pessoal já disse a grande maioria de exemplos que poderia dar, mas acho que um sistema de gestão financeira pode ser um bom exemplo e também um sistema de mural de tarefas que a prumos possui... o que é esse sistema?? è um sistema desenvolvido pela própria empresa onde a empresa pode ser gerenciada por uma unica feramenta de comunicação onde as pessoas podem enviar tarefas para todos dentro da empresa evitando assim as falhas de comunicação ou o não cumprimento de tarefas... O sistema tamb´´em gera um relatório de tarefas entregues no prazo por pessoa, por departamento e um ranking geral da equipe...

Bom espero ter agregado algo além do que já foi comentado...

att.

Rafael Rudolfo kreutz

Unknown disse...

Opa, meio q atrasado mas vamo la!

1- um exemplo pode ser encontrado no setor agroindustrial, onde eh feito o controle de entrada e saída de grãos, através de balanças interligadas num sistema que registram o peso bruto e a tara dos caminhões pra ser realizada a carga e descarga de grãos.

2- outro exemplo, também do setor agroindustrial, eh o controle de temperatura e umidade de grãos(no caso arroz e soja) nos silos de armazenagem, esse controle eh feito através de softwares que medem a temperatura automaticamente e frequentemente possibilitando um melhor controle do grão.

flow!!
EDUARDO PAGLIARIN

lucia guimarães disse...

oi,
acredito que tb seja um exemplo, e o sistema integrado de contabilidade que hj esta sendo muito usado pelos escritorio, no qual as empresas no decorrer do mesmo lancam as informaçoes e a cada final de mes repassam para os escritorios para que seja feita a contabilidade.

2) Tb o sitema integrado dos bancos que permite que as empresas consultem suas contas e a vida financeira de suas empresas.

obrigada e desculpe pela demora, um grande abraço

lucia guimaraes

Unknown disse...

a mais atrasada...
Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização. Como os colegas já falaram de muitos exemplos lembrados e conhecidos, então lembrei do sistema usado numa empresa de transporte de passageiros rodoviário. Utiliza um sistema denominado PASSAR no qual são lançados dados das faturas de pagamento de passagens e encomendas das rodoviárias, de vale-transporte, requisições de passagens, entre outros. O sistema permite controlar o pagamento, a numeração das passagens e série, as datas, linhas e horários, possibilitando diante de uma consulta vários relatórios, os quais podem ser informativos individuais ou gerar relatórios gerenciais e contábeis com o cruzamento dos dados. O processamento destes dados irá determinar a base para a arrecadação, para projetar expectativas, metas, bem como auxiliar na tomada de decisões quando da análise dos relatórios gerenciais (ex: diminuição/aumento de receita ou passageiros em determinada linha e horário) entre inúmeras outras funções.
As Gráficas por exemplo, usam programas de gerenciamento de estoques e PCP (os quais não lembro o nome) no qual planeja, controla e mantém atualizados desde os pedidos de materiais – levando em conta a sazonalidade da produção e a disponibilidade do fornecedor- até a alocação do papel à máquina destinada para a produção do livro ou outro material.

Unknown disse...

Ólá a todos,

Bem estava lendo uma notícia que vai de encontro com o que estamos estudando, a GERDAU está implementando um tipo de sistema para gerar Notas fiscais eletrônicas que substituirão as convencionais de papel, acarretando em um maior controle financeiro, pois as informações são geradas em tempo real.

abaixo o link:

http://www.gerdau.com.br/port/noticia/noticias_geral_pop.asp?cd_noticias=1591&categoria=8&site=SI

Outro sistema interessante é o da Marcopolo lançado já faz um tempo mas que eu tinha salvo nos meus favoritos.

Ele consiste em um portal de acesso a informações internas(uma intranet) mas que tb possibilitava acesso a WWW, e tudo isso com uma plataforma Oracle (Oracle9i Application Server).

Link: http://www.advancedit.com.br/advsite/pck_site.cases_html?pvCaso=11

Unknown disse...

Eai tudo bem!!!
Bah!Como sistemas de informação posso citar o que acontece na receita estadual aqui de Santa Maria no sitema de recebimento de processos de inventário. O processo entra no setor de protocolo, onde é dada entrega em um livro, dai então esse processo vai para avaliação e depois de concluída esta, o processo retorna para o protocolo para ser entregue, onde é dada então a saída no livro.
Como outro exemplo, posso citar o mecanismo usado pela CORSAN, onde é digitado o número do hidrômetro em um aparelho, onde é processado e na hora sai a fatura.

Unknown disse...

Um tanto quanto atrasado mas irei fazer mesmo assim meus comentários:

1o - Acredito que um bom exemplo a ser destacado é o processo de cadastramento de clientes nas empresas, pois apartir desses dados poderá ser feito todo e qualquer controle e acompanhamento das açoes do cliente na organização.

2o - Outro exemplo a ser citado é processo de comunicação interna e externa das organizações realizadas através de extranets e intranets.