segunda-feira, 21 de maio de 2007

Internet - a revolução no mundo dos negócios

Pessoal,

Desde o surgimento da Internet comecial no início dos anos 90, presenciamos uma revolução causada pela mesma no mundo dos negócios. Empresas tradicionais tiveram seus negócios rapidamente erodidos por essa tecnologia que mesmo impossível de passar despercebida, acabou sendo ignorada temporariamente por alguns, fazendo com que se perdesse o "time" para adotá-la. Assim, dê alguns exemplos práticos da revolução que a internet casou em alguns negócios...Tragam algo que não tenhamos comentado em aula e cuide para não usar os mesmos exemplos dos colegas, assim teremos várias novas contribuições para agregar ao conhecimento de todos.

Abs

35 comentários:

Unknown disse...

para mim a maior modificação que surgiu com a internet é a do compra e venda de produtos. As pessoas hoje conseguem comprar tudo o que necessitam, sem precisar sair de casa. Hoje as mesmas tem a confiailidade no mercado, a ponto de não ser mais necessário testar o produto antes de comprar, pois sabem que o prazo para entrega será cumprido e o produto adquirido terá a qualidade anunciada.Também não poderia deixar de mencionar a revolução no mercado financeiro que se modificou com a utilização da internet. Os clientes de um banco não precisam mais enfrentar hojes na fila para saque, depósitos, extratos, enfim controlar todas as suas operações financeiras, pois agora podem realizá-las em suas residências.
ATT

Unknown disse...

A internet trouxe ao meio empresarial muitas maneiras de ganhar dinheiro e de economizar, uma delas de economizar é o uso da internet para substituir o telefone, em que as empresas economizam nas suas contas telefônicas usando a internet (telextreme) que permite ligar do computador para outros telefones ou até mesmo para outro computador. O SKIPE também permite os usuários ligarem para outro usuário ou para outro telefone.

Unknown disse...

Ao meu ver, a Internet trouxe a agilidade e praticidade que tornou a expansão empresarial limitada a capacidade das empresas inovarem e de se adequarem a este novo sistema, porque a barreira geográfica não possui influência no alcance da internet. O exemplo que cito é a capacidade de atualização e ajuste on-line das ofertas de acordo com a demanda, seja ela local ou não.

Unknown disse...

oi, uma das grandes inovações que tivemos com a internet, pelo menos na minha area, foi na receita federal que agora podemes ter todos os programas via internet como por exemplo o irpf, irpj, e todos os informativos das empresas que precisam ser passados para receita, hoje se faze tudo via internet o contrario de antigamente que se fazia tudo atraves de formulario. isto tornou mais facil a vida dos contadores.
a propria prefeitura tb mudou atraves da internet, pois agora podemos solicitar nf. de serviço via internet. para a area contabil muitas coisas com a internet melhorou muito.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A internet trouxe agilidade de comunicação para as organizações, redução de custos, oportunidades de exploração de novos mercados e novas formas, e por consequência, novas oportunidades de negócios, entre outros exemplos. Um exemplo a nível de macro são as inúmeras empresas que surgiram ou cresceram após a internet, através da utilização eficaz de seus benefícios acima citados.

Saudações Tricolores!

Guilherme disse...

Olá.
Vamos abordar o "lado negro da força" agora. Assim como a Internet permitiu que as empresas rompessem o paradigma da presença física para comercialiar seus produtos, os criminosos também a fizeram para a realização de crimes!

A Internet trouxe vários benefícios para diversas áreas, mas juntamente com os benefícios vieram os perigos, os quais foram obviamente explorados. Um dos negócios que obtiveram e continuam obtendo grandes lucros com a Internet são os crimes digitais. Atualmente não é mais necessário que um ladrão te aponte uma arma na cabeça para roubar o teu dinheiro, ele te manda um programa pra isso!!! E mais, fará um rombo bem maior no seu bolso!!! Programas recebidos por e-mail disfarçados de protetores de
tela, fotos, cartões comemorativos, video da Cicarelli, programas que fazem coisas mágicas, como por exemplo gerar créditos para celulares, comumente não são/fazem o que dizem ser/fazer, são na verdade disfarces para programas que têm por objetivo obter dados da vítima, entre eles: números de cartões de crédito, contas e senhas bancárias. A vítima nem vai se dar conta de que foi roubada, muito menos poderá gritar por socorro, mas vai ter uma surpresa quando verificar o saldo da sua conta ou ao checar a fatura do seu cartão de crédito.

Além disso, como a Internet permitiu que empresas expandissem a sua presença/visão até o limite da Internet alcançando mais clientes, fraudes digitais também o fizeram.
Basta possuir uma conta de e-mail para se tornar um "candidato em potencial a ser assaltado virtualmente". Você deve estar pensando: "Ah, eu sei identificar os perigos" ou "Ah, eu nem tenho e-mail, estou imune". Engano seu, pois até mesmo o teu computador novo, recém tirado da caixa, ao conectar na Internet sem a devida proteção, pode ser comprometido rapidamente. Pesquisas mostram que o tempo médio de infecção(seja ela
qual for) diminuiu de 50 minutos em 2003 para 18 minutos em 2004, sendo que em 2005 o tempo médio foi de apenas 12 minutos.

Sendo assim, o termo "assalto digital" infelizmente passou a fazer parte de nossas vidas e o pior é que não podemos culpar o prefeito, governador ou até mesmo o
presidente por não investir em segurança para nos proteger mais, essa tarefa cabe a nós mesmos.

Unknown disse...

Opa,

Acho que uma das grandes mudanças da internet foi os meios de comunicação, tanto o msn quanto o skype. A diminuição da distância entre as pessoas etc. Skype, msn, Voip Discount, Google Talk, todos tem ajudado para isso.

Graças a esse tipo de serviço, empresas de telefonia tiveram que reduzir suas cobranças a preços bem menores que anteriormente, empresas de celulares estão praticamente dando aparelhos para que clientes assinem plano pós-pagos, etc.

Outra grande mudança foi as compras via internet, que com a facilidade dos meios de pesquisas (buscapé etc.) podemos fazer pesquisas rapidas sobre um produto em varios sites, o que faz a disputa ficar mais acirrada pelo cliente entre as empresas, e elas disputam pelo preço mais baixo. Adivinha quem ganha com isso? Tem a grande mudança também na forma de pagamento... mas isso é outros 500...

Acho que é isso. Abraço!

Jones Henrique disse...

Olá!

Tem uma aplicação muito interessante da internet que está sendo aplicada por algumas empresas na área de marketing, que está em acelerado crescimento. É o uso de Blogs pelas empresas para divulgar a sua linha de produtos e o mais interessante é que os próprios consumidores são escolhidos para produzirem toda a midia de divulgação dos produtos que eles acham interessantes.

Abracos!!

Unknown disse...

Pegando um gancho do comentário de Ovnito(?) também temos o outro lado dessa internet sem barreiras fronteiras geográficas, culturais, financeiras...e parece que num certo sentido o homem pode começar a viver só, sem contato físico com as pessoas ou produtos e, ao mesmo tempo, estar próximo, na casa, no escritório de quem ele quiser, ou ter o que ele quiser, e puder, só com um click.. O homem não é uma ilha... alguém já dizia isso –será que não está caminhando para isso? Se é bom ou ruim, vai da expectativa, necessidade, prioridade e argumento de cada ser. (isto é um parêntese aberto)
Reportagem interessante na Exame (23/05/07) sobre tecnologia e internet: Mozilla Corp., braço da organização sem fins lucrativos Fundação Mozilla, responsável pelo desenvolvimento e distribuição do navegador Firefox, que fez a Microsoft remodelar o Internet Explorer. Seu modelo de gestão – aberta, transparente e convidativa à participação - inclui centenas de colaboradores voluntários conectados pela internet trabalhando de graça, e que esperam como recompensa o reconhecimento de ter participado do projeto

Unknown disse...

Sem dúvida a internet trouxe uma agilidade de disseminação de informações através da interatividade que proporciona. E a forma como as informações são geridas é o grande diferencial entre as organizações atualmente. Como exemplo pode-se citar as tele-conferências que estão, cada vez mais, diminuindo os custos das empresas e agilizando o processo de tomada de decisões.
Att
Catilene

Unknown disse...

a internet facilitou a troca de informações, como a substituição do fax pelos emails, dos jornais por sites de noticias e blogs, alem de compra e venda de produtos, propagandas, facilidade ao acesso de informações, comunicação entre pessoas, etc...

feito
Eduardo Pagliarin

Roberson S. Barcelos disse...

Exemplo prático de Revulção provocado pela internet.

Um negócio bem interessante que a Google está fazenda através do seu google earth, fazendo uso de suas ferramentas web revolucionárias para fins sociais:

"O site de buscas Google e o Museu Memorial do Holocausto, dos EUA, lançaram um projeto de mapeamento on-line de incidentes que o museu qualifica como atrocidades cometidas na região de Darfur, no oeste do Sudão.

Mais de 200 mil pessoas morreram ali desde 2003, e parte da carnificina - que o governo norte-americano considera ser o primeiro genocídio do século - foi detalhada pelo Google Earth, o serviço de mapas e imagens por satélite do Google.

Usando imagens de alta resolução, os usuários podem fazer um "zoom" sobre Darfur para ver mais de 1.600 aldeias danificadas ou destruídas, o que segundo o Museu do Holocausto é uma evidência do genocídio, cuja existência o governo sudanês rejeita.

Além disso, os restos de mais de 100 mil casas, escolas, mesquitas e outras estruturas usadas pela milícia janjaweed, pelas forças sudanesas e por outros em Darfur são visíveis.

"Quando se trata de reagir ao genocídio, o histórico mundial é terrível. Esperamos que esta importante iniciativa com o Google torne muito mais difícil para o mundo ignorar os que mais precisam de nós", disse Sara Bloomfield, diretora do museu, em nota.

"Crise em Darfur" é a primeira "Iniciativa de Mapeamento de Prevenção ao Genocídio" do museu, com o objetivo de dar informações prematuras sobre potenciais genocídios, na esperança de que governos e outras instituições atuem rapidamente para contê-los.

"No Google, acreditamos que a tecnologia pode ser um catalisador para a educação e a ação", disse Elliot Schrage, vice-presidente do Google, em nota."

Acho que é isso, é um exemplo de como a internet está revolucionando as mais diversas áreas.

Abraços.

Unknown disse...

A Internet criou condições para que algumas atividades características do mundo físico migrassem para a virtualidade (textos - hipertextos, compradores - e-buyers, atendimento bancário - e-banking).
Além disso a Internet serviu como uma forte aliada à democratização da informação, uma vez que, a princípio, qualquer pessoa pode disponibilizá-la a qualquer tempo e lugar.
Além disso, muitas empresas utilizam a Internet como meio de incremento à seus negócios, seja através de comunicação com clientes, criando um novo canal de distribuição, explorando uma mídia alternativa de comunicação. Assim, por tudo isso, a Internet é um canal viabilizador de novas oportunidades para as empresas.

Carina disse...

Além dos vários benefícios já citados pelos colegas, vou citar o caso da empresa em que trabalho.
Trabalhamos com microcrédito, que são financiamentos para pessoas que trabalham por conta própria, mesmo as que não tem firma registrada.
Como nosso sistema pode ser acessado via internet, posso estar atendendo um cliente em outra cidade, fazer o cadastro, a análise do crédito e emitir o contrato lá mesmo, no mesmo dia em que o crédito é solicitado, agilizando o processo.

Pri Calvi Soares disse...

Vou citar as modificações introduzidas pela internet no ramo de seguros,o qual vivencio um pouco.
As corretoras de seguro fazem o orçamento de um seguro de automóvel, por exemplo, via internet através dos sites específicos das várias seguradoras, de maneira que os valores estão sempre atualizados, conforme a cotação da companhia e do valor do carro pela tabela FIPE.
Com isso, as atualizações constantes que precisavam ser feitas nos softwares são evitadas, agilizando o atendimento do cliente.

Priscilla Soares

pmiranda disse...

Opa...desculpa o atraso para publicar o comentário...

Nesses tempos de modernização da internet, considero como algo bem interessante eh a "onda" do game (ou simulador) Second Life (que parece uma mistura de Matrix com Orkut) criado pela Linden Labs. Nesse game cada pessoa poder ter uma "segunda vida" (um avatar) e ser quem quiser através de um jogo. E a internet ajuda a criar um mundo de interatividade entre qqr avatar que seja criado no SL. Além disso a presença de empresas no Second Life (p.ex.: Bradesco, Unibanco, Credicard Citi entre outras) tem sido constante. Além do mundo real, essas empresas estão expandindo seus negócios no mundo virtual e isso tende a crescer mto, elas veêm no SL o futuro da comunicação na internet. Bem, as empresas estão descobrindo as oportunidades de negócio, dando os primeiros passos nesse novo mundo. E pelo que andei lendo sobre isso, surge até um novo conceito, o v-commerce, chamado virtual world commerce. Eh o mundo empresarial entrando no mundo virtual, se isso benefícios e lucros para as empresas só o tempo dirá.

Outra revolução da internet que acho interessante eh o Youtube. Hoje em dia todo mundo pode gravar seus vídeos e postar gratuitamente no site. Desde um vídeo caseiro até mesmo uma propaganda de algum produto pode ser encontrada no site.

Bom...acho que eh isso.

Saudações Tricolores...

Unknown disse...

Uma importante ferramenta disponibilizada com a implantação da internet nas empresas é a geração das guias de ICMS no momento da saída da carga de produtos da empresa. Esta ferramenta agiliza a liberação dos veículos de transporte, assim diminuindo o tempo de entrega da mercadoria até o cliente e reduzindo custos vão desde a elaboração da guia até o seu pagamento, uma vez que agora é o próprio administrador que gera a guia com o auxilio de programas da Receita e paga a guia diretamente ao banco por meio da internet, sem a necessidade de precisar sair de dentro da empresa..
Obrigado e dá-lhe Grêmio!! Peixe frito no Monumental hoje!!!

Unknown disse...

Vou utilizar uma notícia de hoje do Terra como exemplo: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1654061-EI4802,00.html

É o caso de um erro de uma emissora dos EUA que publicou em seu site a notícia do acontecimento de um incêndio em uma refinaria de petróleo em Oklahoma.

E ocasionou, como descrito na matéria do Terra "A matéria gerou agitação entre investidores do setor de petróleo, causando uma alta de US$ 0,40 nos preços da commodity nos EUA."

A partir deste fato pode-se perceber o quanto a internet influencia os negócios. E nem sempre, como já enfatizou o colega Guilherme, para o 'bem'.

RodrigoCosta disse...

A internet causou grande impacto no mercado financeiro, facilitou e aproximou o pequeno investidor à Bolsa de Valores através dos sistemas HomeBrokers, onde as ordens de compra ou venda de ações são dadas diretamente ao sistema da bovespa, agilizando e facilitando o processo. Nos últimos 5 anos o número de pessoas físicas que investem diretamente em ações passou de 85.000 para 245.000, o q contribuiu para q o índice BOVESPA batesse um record atrás do outro. Esse desempenho da Bovespa tem atraído a atenção de várias empresas, todas interessadas em abrir seu capital e captar recursos junto aos acionistas, hipótese que nós agora como administradores devemos passar a cogitar..

Unknown disse...

A publicidade realizada através da internet, oferece produtos e serviços obtendo receita através de anunciantes que desejam atingir determinado público. Diante dessa nova realidade várias empresas tiveram que rever suas estratégias. Um exemplo dessa mudança é ilustrado por uma gigante do ramo de informática: a microsoft, a qual comprou recentemente, aQuantive por US$ 6 bilhões. Com esta operação, a Microsoft consegue adquirir um dos últimos grandes operadores do mercado de publicidade na rede que não foram comprados por outras companhias maiores, como o Google e o Yahoo, ofuscando a atuação das mesmas em um mercado que cresce a um elevado ritmo, cuja receita no ano passado chegou a US$ 28,8 bilhões.

ABRAÇO, a todos...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bem a internet mudou completamente a forma de comércio, sendo que muitos souberam tirar proveito disso e outros ainda não. Alguns a utilizam como meio de divulgação de seus produtos, outros para consulta de preços de diferentes fornecedores, como forma de negociação reduzindo custos com telefone, tempo, transporte...entre outros muitos.

Unknown disse...

Depois de todos os comentários, podemos ver que a internet fez com que as distâncias deixassem de existir e qualquer processo que precise de comunicação se tornou extremamente mais ágil. Um exemplo prático, importante para nós acadêmicos, é a facilidade de encontrar diversas publicações, artigos e trabalhos na internet. Funciona como uma biblioteca de recursos praticamente infinitos. A realização de uma pesquisa, por exemplo, se torna muito mais rápida e precisa. Valeu!

Kalú Schwaab disse...

Olá!

Além de todas as modificações geradas pela internet, anteriormente citadas pelos colegas, há mais uma, que foi no mercado da música. Com a internet caíram ainda mais as vendas de cd's, que agora além de piratiados, podem ser baixados em casa mesmo através de sites e softwares, como e-mule e outros.

Tati disse...

Bom, tornou-se haito diario na vida de muitas pessoas na busca de mais informacoes e conhecimentos. Um exemplo é a prestacao de servicos online, que cada dia aumenta, trazendo comodidade e economia de tempo, sendo assim possivel encontrar sites de educacao, vendas de produtos e até de reclamacoes de orgaos publicos.
Att:
Tati

Unknown disse...

Olá! Uma contribuição reelevante da internet para as organizações, foi o processo de recrutamento de trainers e estagiários,no qual a empresa disponibiliza curriculos prontos com os itens considerados mais importantes. Com esse processo, as empresas tem a possibilidade de estar em contato com candidatos de várias regiões do país,de maneira mais eficiente. Como também beneficiou o candidato pelo acesso as oportunidades dos processos de seleção disponibilizadas pelas empresas em todo o território nacional.

RODRIGO - GREMISTA, TCHÊ! disse...

BOM, ACHO QUE UMA GRANDE MUDANÇA SURGIDA COM A INTERNET, ALÉM DE TODAS AS OPORTUNIDADES DE COMERCIALIZAÇÃO E PUBLICIDADE ON-LINE BEM COMO CONVERSAÇÃO IMEDIATA E CRIAÇÃO DE BLOG'S, FOI A DISSEMINAÇÃO DE VÍRUS E/OU CAVALOS DE TRÓIAS, QUE FORAM CRIADOS PARA PREJUDICAR AS PESSOAS NO SEU ACESSO AO COMPUTADOR E A REDE. TODOS OS DIAS ESTÃO SURGINDO NOVOS PROGRAMAS PREJUDICIAIS, HACKERS E MÁFIAS DE CONTAMINADORES QUE FORÇAM A TODOS OS USUÁRIOS DA INTERNET A UTLIZAREM E INVESTIREM SEMPRE EM PROGRAMAS ANTI-VÍRUS. COM ISSO SURGIRAM GRANDES EMPRESAS QUE INVESTEM NESSA ÁREA DE PROTEÇÃO AO USUÁRIO, E QUE TRABALHAM CONSTANTEMENTE PARA CRIAR NOVOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO E ATAQUE AOS VIRUS. ACHO QUE ESSAS EMPRESAS TEM UM FORTE POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO PARA O FUTURO, EMBORA TENHAM QUE INVESTIR MACIÇAMENTE EM TECNOLOGIA AVANÇADA,POIS POR UM BOM TEMPO TEREMOS QUE NOS VALER DA EFICIÊNCIA DE NOSSOS ANTI-VIRUS PARA NOS PROTEGERMOS.
É ISSO. E DALE GRÊMIO.......

Gardenia disse...

Como já mencionado anteriormente pelos colegas, são inúmeras as vantagens da internet, causando uma revolução nos negócios. Cito como exemplo, um curso de pós graduação que fiz. As aulas eram telepresenciais e qualquer dúvida da matéria poderíamos enviar os questionamentos e ao final eram respondidas pelo professor.Além de assistir as aulas, o nosso único contato com os professores era por intermédio do site da universidade. Nesse site, eram disponibilizados os materiais de aula e outros complementares, as atividades que tínhamos que fazer, os contatos com os professores e também com a coordenação do curso, a publicação das notas, salvo as provas que eram presenciais.

Unknown disse...

Dentre as várias mudanças causadas pela internet, o comércio de empresas virtuais (como o Submarino)é de muita importância, pois através dessas lojas o cliente faz pesquisas de preços e pode fazer comparação de características de produtos, e assim adquirir os melhores produtos, sem sair do conforto de casa.

Fabiano disse...

Bom um pouco atrasado mas vamos lá.
Uma das revoluções da Internet é sem dúvida a disseminação das informações, e dentro disso enquandram-se as facilidades que a Ineternete trouxe para o mundo educacional. Hoje a area EAD possibilita levar o conhecimento para todos os lugares do mundo, facilitando o acesso a cultura e criando empregos, uma vez que para disponibilizar esses cursos on-line e todo o, digamos assim o comércio educacional, são necessárias milhões de pessoas e equipamentos, fazendo com que mais recursos sejam gerados e circulados através dessa ferramenta.

Fabiano Jesus

Unknown disse...

Como um admirador do mundo virtual, eu poderia ficar aqui um bom tempo cintando mudanças que a internet trouxe para o mundo dos négocios, mas vou citar um tópico que estou vivenciando mais:

Processo de comunicação: hoje em dia não há fronteiras, diferenças de fuso-horário para descobrir e/ou encaminhar as informações necessárias para fechar um negócio, ganhar um novo cliente ou fazer a manutenção, a comunicação interna das organizações, entre outras ações.

Unknown disse...

No meu serviço em questão ocorreu uma melhora sensível no quesito da circulação da informação, uma vez que implementou-se e priorizou-se a transmissão eletrônica de uma vasta gama de processos. Ainda, muitos processos passaram a ser efetivados somente de maneira on-line, o que acelerou a implementação dessa nova tendênciaorganizacional.

Unknown disse...

A internet avança rapidamente e costitui um fenômeno irreversível.A chamada Web 2.0 faz parte do cotidiano de mihares de pessoas.
Nesse contexto, observa-se uma progressiva coleta e cruzamento de dados. As normas da sociedade também sofrem alterações com os chamados sites de relacionamento. Provocando discussões sobre o limite para a exposição de pessoas em geral, que colaboram para a chamada coleta coletiva de dados.
Difícil fazer previsões quanto ao avanço tecnológico da internet, mas os estudiosos do meio acreditam que seremos surpreendidos pelos avanços da Web, nos próximos tempos. Há consenso de que o computador será cada vez mais substituído por celulares e outros equipamentos com os quais os usuários poderão acessar informações tais como rádios inteligentes etc.

É isso, abraço...

Rafael disse...

Admirável mundo novo

A Internet serve como um veículo de acesso mai tal, poder-se-ia pensar na Internet como um espécie de computador gigantesco e de alcance mundial, com capacidade de armazenamento ilimitada, que podemos usar em qualquer lugar, a qualquer hora.
No mundo da Internet não faz diferença se dois médicos que estão consultando um paciente na rede, enviando e recebendo radiografias ou ECGs, e conversando entre si através de canais de voz, estão localizados em salas ao lado do mesmo prédio ou a 20.000 km de distância. A interação da sala de aula, a conversa telefônica, a TV interativa, a videoconferência e a conversação entre duas pessoas quaisquer são agorapossíveis via Internet. Na área da saúde, estas novas ferramentas ainda são pouco utilizadas, mas detêm um potencial enorme e ainda não completamente conhecido para novas aplicações.

Em conclusão, a Internet tem tantos recursos de informação e interação, é tão fácil e barata de usar, e introduz tantas mudanças importantes na educação, pesquisa e assistência em medicina, que passou a ser indispensável para o médico moderno aprender a usá-la em seu dia a dia. A seguir veremos alguns exemplos de suas numerosas aplicações na Medicina.