Para conhecimento...já que estamos falando de e-business e seus componentes como o e-commerce...
E-commerce brasileiro transacionou US$ 114 bilhões em 2006
São Paulo - Avaliação da FGV-EAESP revela alta de 82% sobre o volume transacionado no ano anterior, sendo 36,4% no B2B e 12,7% no B2C.
O comércio eletrônico entre empresas e consumidores movimentou 114 bilhões de dólares em 2006, um crescimento de 82% em relação a 2005, quando o segmento transacionou 63 bilhões de dólares, tendo apresentado uma alta de 92% sobre 2005.
A informação faz parte da 9ª Pesquisa da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro, divulgada nesta segunda-feira (04/06).
A pesquisa realizada com 402 empresas nacionais e multinacionais, sendo 42% de grande porte, 32% de médio e 26% de pequeno porte, mostra que o valor transacionado entre empresas (B2B) representou 36,45% do valor do mercado total e 12,71% entre empresas e consumidores.
Na avaliação do Professor Alberto Luiz Albertin, coordenador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (CIA), da FGV e coordenador da pesquisa, o comércio eletrônico brasileiro caminha para a estabilidade.
Segundo Albertin, as somas transacionadas no segmento corporativo apresentaram uma alta de 80% enquanto o de consumo teve um crescimento de 70%. "No ano passado o crescimento foi de 100%. Este é um patamar difícil de se manter", observa.
Acompanhando o crescimento de apenas 4% nos gastos e investimentos de todo o setor em Tecnologia da Informação no País, em média, as empresas ampliaram em 9% os gastos com e-commerce no ano passado (1,11% da receita líquida), sendo 0,34% no setor de Indústria, 1,04% no Comércio e 1,58% no segmento de Serviços, informa a pesquisa.
A amostra engloba companhias nacionais e multinacionais sendo 40% do setor de Serviços, que inclui instituições financeiras, 35% da Indústria e 25% de Comércio. O setor industrial apresenta o maior nível de utilização do e-commerce (37% em B2B e 13,5% em B2C), seguido pelo Comércio (36,2% em B2B e 12,4% em B2C) e pelo setor de Serviços (34,2% em B2B e 11,9% em B2C).
Relacionamento com clientes, privacidade e segurança e alinhamento estratégico se mantém entre os pontos prioritários das empresas que atuam no comércio eletrônico. pela primeira vez, entretanto, o aspecto de relacionamento com clientes superou o de privacidade e segurança entre os participantes da pesquisa.
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